Publicidade
Acompanhe:
Notícias | Região Retorno das atividades

Prefeitos decidem reabrir rede hoteleira da Serra gaúcha no dia 8 de maio

Cambará do Sul, Nova Petrópolis, Picada Café e Santa Maria do Herval devem liberar a hotelaria já a partir desta sexta-feira, dia 1º

Última atualização: 30.04.2020 às 18:01

Centro de Gramado, Avenida Borges de Medeiros Foto: Laura Gallas/GES-Especial
Autoridades municipais que fazem parte da Associação dos Municípios de Turismo da Serra (Amserra) se reuniram na manhã desta quinta-feira (30) no auditório da Prefeitura de Gramado, para tratar assuntos relacionados a prevenção ao coronavírus nas cidades.


CONTEÚDO ABERTO | Leia todas as notícias sobre coronavírus

O presidente da entidade e prefeito de Cambará do Sul, Schamberlaen Silvestre, abriu o encontro que contou também com a presença dos prefeitos de Gramado, Fedoca Bertolucci, de Nova Petrópolis, Regis Hahn, de Picada Café, Daniel Ruckert, de São Francisco de Paula, Marcus Aguzzolli e, de Canela, o vice-prefeito, Gilberto Cezar e o secretário de governança Vitor Müller.

Entre os principais temas abordados foi a abertura dos hotéis e atrativos turísticos. Em consenso entre os presentes, e conforme orientação de profissionais de saúde pública, as operações poderão funcionar a partir do dia 8 de maio. A capacidade de ocupação em cada estabelecimento deve ser de até 50%, sendo que cada unidade, após uso, deve ser higienizada e ficar por sete dias sem ocupação.

Uma série de normas serão exigidas, conforme decretos municipais a serem lançados. A princípio, em Canela, Gramado e São Francisco de Paula, a hotelaria estará autorizada a reabrir a partir do dia 8 de maio, dando alguns dias para que todos tenham tempo hábil para se adequarem às exigências em relação às normas de higiene e proteção contra a Covid-19.

Os demais municípios como Cambará do Sul, Nova Petrópolis, Picada Café e Santa Maria do Herval - devem liberar a hotelaria a partir desta sexta-feira (1º). Parques turísticos também poderão reabrir na mesma data da hotelaria, mediante adequação e cumprimento das normas. Estas decisões serão mantidas caso não seja lançado decreto estadual com outras normas. Nova Petrópolis abrirá o Parque Aldeia do Imigrante, também, a partir desta sexta (1º).

Em todos os municípios o uso de máscara é recomendado

Aluguéis por temporada, ginásios de esportes, bem como esportes em grupos, ou seja, com mais de duas pessoas, seguem suspensos. Os demais segmentos seguem com as regras de distanciamento e outras normativas dos decretos vigentes. A Amserra aponta que em todos os municípios o uso de máscara é recomendado e a fiscalização será bem rígida, sempre colocando como prioridade a saúde da população.

Importante também salientar que as normas podem ser um pouco diferentes entre os municípios, respeitando sempre as realidades locais de cada um.“Os empresários devem ter consciência de cumprir as normativas a fim de evitar a disseminação do vírus”, afirma o prefeito de Gramado Fedoca Bertolucci.

Os prefeitos que fazem parte da Amserra salientam que aguardam novo decreto estadual para seguir a mesma linha de prevenção ao coronavirus.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.