Publicidade
Notícias | Gramado Administração 2021-2024

Quem são os novos secretários da Prefeitura de Gramado

Confira o currículo dos titulares da administração municipal para a gestão 2021-2024

Por Mônica Pereira
Publicado em: 10.12.2020 às 15:31 Última atualização: 10.12.2020 às 15:32

Secretariado Nestor e Luia Foto: Divulgação
Estão definidos os nomes dos próximos secretários da administração municipal. O anúncio foi feito pelo prefeito eleito de Gramado, Nestor Tissot, acompanhado do vice Luia Barbacovi, na manhã da segunda-feira (7). Com a proposta de reduzir os gastos da Prefeitura, no início gestão, apenas as Secretarias de Educação e Saúde terão secretários adjuntos. Além disso, as pastas de Agricultura, Esporte e Trânsito não terão titulares nomeados para os primeiros meses de governo.

Com a nova organização da Prefeitura, a Secretaria de Obras, comandada pelo vereador Rafael Ronsoni, que já esteve à frente da pasta, e terá, agora, a incumbência de gerir a Secretaria de Agricultura. O Trânsito ficará a cargo do vice-prefeito Luia Barbacovi, que atuará como chefe de Gabinete, prestando assistência às Secretarias e auxiliando nas demandas que chegarem até a Prefeitura. O Esporte estará junto com a Educação, chefiada por Simone Tomazelli Andreis, servidora pública e atual vice-diretora da Escola Estadual Caramuru, no bairro Várzea Grande. Ao seu lado, estará Ticiane Pante, como secretária adjunta.

A Gramadotur continua comandada por Rafael Carniel de Almeida até o final de janeiro, quando encerra o Natal Luz. Nestor explica que a ideia da sua gestão é unificar a autarquia com a Secretaria de Turismo, porém será preciso alterar a legislação vigente e ter o aval do Conselho da Gramadotur. O prefeito não tem o poder de definir o novo presidente da entidade, mas indica nomes para a apreciação do Conselho. Entre eles, Nestor adiantou que está o da jornalista Rosa Helena Volk, que inicia o mandado como secretária de Turismo, já tendo ocupado o cargo por seis anos.

Entre os titulares, apenas o secretário de Planejamento e Urbanismo Rafael Bazzan Barros não atou em cargos públicos. Ele é arquiteto e exerceu atividades na área no Brasil e na Espanha. Os demais tiveram passagens pela própria administração municipal ou estadual, como é o caso da procuradora-geral Mariana Reis, que é mestre em Direito e participou do grupo de transição do governo do Estado, em 2014.

O titular da Saúde volta a ser Jeferson Moschen, que atou na última gestão de Nestor, juntamente com Volnei da Saúde, que é servidor da Secretaria e, atualmente, vereador. Quem também retorna à pasta é Sônia Molon, que chefiará, mais uma vez, a Fazenda, bem como Germano Junges, que assume, novamente, a Secretaria de Governança e Desenvolvimento Integrado. A advogada Maria Hencke, que é a secretária de Meio Ambiente da gestão de Fedoca Bertolucci, será mantida no cargo.

A Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico será gerenciada pelo Dr. Ubiratã Oliveira, atual vereador da cidade, que é médico. Nestor alega que Ubiratã possui um grande potencial político no município e que pretende incluir na pasta as demandas de relações institucionais, melhorando o atendimento da população.

O redator e estrategista publicitário Ricardo Reginato será secretário de Cultura. Ele assumiu a Comunicação da Prefeitura, nos últimos anos de mandato de Nestor. O novo gestor da Comunicação será o jornalista Fábio Schamtz, que era assessor do vereador Rafael Rosoni. Fechando os 14 nomes divulgados, estão a bacharel em Direito e servidora pública Juliana Fish, que será a nova secretária de Administração, e Vera Simão, que assume a Cidadania e Assistência Social. Vera é ex-vereadora e ex-servidora pública.

Secretário de Cultura

Ricardo Bertolucci Reginato Foto: Divulgação
O redator, estrategista publicitário e escritor Ricardo Bertolucci Reginato tem 12 anos de experiência em comunicação e em projetos criativos. Na gestão anterior de Nestor e Luia, Ricardo ocupou o cargo de diretor de Comunicação e Imprensa da Prefeitura de Gramado. Ele se considera um apaixonado pelas palavras, pela arte e pela inovação aliada à criatividade.

Secretário de Obras

Rafael Ronsoni Foto: Divulgação
Empresário e vereador, Rafael Ronsoni foi reeleito para o quinto mandato, sendo o parlamentar mais votado. Com mais de 20 anos de experiência, Ronsoni iniciou sua trajetória como subprefeito da Subprefeitura da Várzea Grande. Após, foi nomeado, pelo então prefeito Pedro Henrique Bertolucci, secretário de Obras. Em 2019, o vereador foi eleito presidente da Câmara de Vereadores de Gramado.

Secretário de Planejamento, Urbanismo, Publicidade e Defesa Civil

Rafael Bazzan Barros Foto: Divulgação
Arquiteto e Urbanista, Rafael Bazzan Barros é formado pela Universidade do Vale do Itajaí. Bolsista pesquisador no Laboratório de Ecologia, Urbanismo e Geoprocessamento do curso de Arquitetura e Urbanismo e do curso de Pós-Graduação em Turismo na Universidade do Vale do Itajaí, entre 2002 e 2005, trabalhando com temas relacionados a Turismo, Território, Planejamento, entre outros. Estudou em Barcelona entre 2006 e 2009. Trabalhou em diferentes campos da arquitetura e urbanismo em escritórios no Brasil e na Espanha.

Secretária de Administração

Juliana Fish Foto: Divulgação
Servidora concursada da Prefeitura de Gramado desde abril de 1999, Juliana Fish é bacharel em Direito e Pós-graduada em Políticas Públicas. Em 21 anos como servidora municipal, atuou em escolas, na Procuradoria-Geral e Controle Interno. Participou, ainda, da Reforma Administrativa em 2011, assim como outros processos como a implantação e certificação da Prefeitura de Gramado na ISSO 9001:2008, processos de sindicâncias e disciplinares, bem como na comissão de licitações. Foi Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – Comdica - e do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher.

Secretária de Turismo

Rosa Helena Volk Foto: Divulgação
Rosa Helena Volk é jornalista. Trabalhou em redes de televisão de Porto Alegre por 15 anos. Participou por oito anos do Jornal do Hipismo. De 2007 a 2016, trabalhou na Prefeitura de Gramado como diretora da Área de Comunicação e, nos últimos seis anos, como secretária de Turismo. Ela também já foi diretora de Marketing da Associação Brasileira de Dirigentes de Turismo. Rosa Helena possui experiência em redação e apresentação de eventos em diversas áreas, além de, locução e apresentação de vídeos promocionais e de treinamento. A secretária tem fluência em inglês, espanhol e alemão.

Secretário de Inovação e Desenvolvimento Econômico

Ubiratã Oliveira Foto: Divulgação
Ubiratã de Oliveira é médico e vereador por quatro legislaturas, sendo em uma delas eleito presidente da Câmara de Vereadores. Dr. Ubiratã, como é conhecido, ocupou a titularidade em várias Secretarias nos governos Progressistas, sendo secretário da Saúde, Educação, Relações Institucionais e Indústria e Comércio. Ubiratã é ex-presidente do partido Progressistas de Gramado e atual Líder de Bancada.

Secretária de Cidadania e Assistência Social

Vera Simão Foto: Divulgação
Conselheira Tutelar, ex-vereadora e ex-servidora do município na área da Saúde, Vera Simão desempenhou, por 16 anos, atividades voltadas à população, adquirindo conhecimento na gestão pública. Envolvida com questões comunitárias e sociais, Vera é a atual presidente da Mulher Progressistas de Gramado.

Procuradora-geral

Mariana Reis Foto: Divulgação
Maria Reis é mestre em Direito pela Universidade de Caxias do Sul, onde também obteve o título de especialista em Direito Processual do Trabalho (2009). É bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS (2000) tendo também se especializado em Processo Civil (2002). Mariana é vice-presidente da Caixa de Assistência dos Advogados do Rio Grande do Sul, integrante do Comitê Gestor de Crise Covid-19 da OAB/RS e integrante do CONCAD Mulher - Coordenação Nacional das Caixas de Assistência dos Advogados, com atuação em Brasília.

Já foi presidente, diretora tesoureira e secretária adjunta da OAB/RS Subseção Canela/Gramado e integrou o Corpo Editorial da Revista Direito Ambiental e Sociedade da Universidade de Caxias do Sul - UCS (2009-2012).  Professora universitária licenciada e autora de obras científicas na área de Direito Administrativo e Ambiental, com publicações nacionais e internacionais.

Durante dois anos Mariana foi colunista do Jornal de Gramado, tratando de temas relacionados à política e cidadania. Politicamente, foi vereadora suplente, com atuação na legislatura em 2017 e participou do grupo de transição do governo estadual, em 2014, na área do turismo, representando a Serra Gaúcha.

Secretária de Educação

Simone Tomazelli Andreis Foto: Divulgação
Simone Tomazelli Andreis é formada em Biologia pela Universidade Luterana do Brasil e pós-graduada em Informática Aplicada à Educação pela FACOS; Gestão Estratégica em Educação pela UCS e possui MBA em Gestão Pública pela faculdade São Luís. Simone é servidora da Prefeitura de Gramado, desde 1995. Entre os anos de 2014 e 2018, a servidora ocupou o cargo de diretora da Escola Nossa Senhora de Fátima. Atualmente, é vice-diretora do turno da noite da Escola de Ensino Médio Caramuru.

Secretária da Fazenda

Sônia Molon Foto: Divulgação
Sônia Sperb Molon é advogada e tem graduação em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade de Caxias do Sul; especialização em processo Civil e em Direito Tributário - ambas pela Universidade de Caxias do Sul. Sônia é servidora pública, desde 1994, tendo atuado como diretora de Secretaria, dirigente de departamento, assessora de Controle Interno, coordenadora de Controle Interno, secretária e subsecretaria da Fazenda. Sônia trabalhou como procuradora-Geral da Câmara de Gramado, entre 2017 e 2020.

Secretário de Saúde

Jeferson Moschen Foto: Divulgação
Jeferson Willian Moschen é consultor de empresas com formação em Administração de Empresas e técnico contábil. Foi presidente de entidades como o Conselho Municipal de Desenvolvimento, além de Grupo de Escoteiros. Jeferson foi vereador por cinco mandatos, sendo eleito presidente da Câmara de Vereadores de Gramado por dois anos. Ocupou, também, a função de Líder de Bancada de governo. Foi secretário de Educação, Assistência Social e da Saúde, por três vezes, quando foi nomeado presidente-interventor do Hospital Arcanjo São Miguel. Atualmente, ele é diretor-administrativo do Hospital Lauro Réus Campo Bom.

Secretária de Meio Ambiente

Maria de Lurdes Hencke Foto: Carlos Borges/PMG
Maria de Lurdes Henke é formada em direito pela Universidade de Caxias do Sul com pós-graduação em Direito Processual Civil e Direito do Trabalho. Como experiência profissional na Prefeitura de Canela, de 1993 a 2006, atuou junto a Secretarias de Meio Ambiente e Planejamento. Em 2010, retornou à Prefeitura como assessora jurídica, conciliadora no juizado especial cível da Comarca de Canela, sendo aprovada em concurso público.

No ano de 2015, atuou como assessora jurídica em Gramado e, em julho de 2020, assumiu como secretária de Meio Ambiente, onde permanece até o momento.

Secretário de Governança e Desenvolvimento Integrado

Germano Junges Foto: Divulgação
Arquiteto e urbanista, Germano Junges possui conhecimento técnico na área pública. Participou das administrações de Pedro Henrique Bertolucci e Nestor Tissot, permanecendo no cargo de secretário da Governança por 16 anos. Somente nos governos Nestor e Luia foi responsável pela criação de projetos na ordem de R$ 86 milhões. Nos últimos quatro anos, Germano atuou na Prefeitura de Canela. 

Diretor de Comunicação

Fábio Schmatz Foto: Divulgação
Jornalista e assessor de comunicação, Fábio Schmatz atuou em jornal com circulação na Região das Hortênsias e também em jornais e emissoras de rádio na região norte do Estado. Em 2019, a convite do vereador Rafael Ronsoni, Fábio ocupou o cargo de chefe de Gabinete da Câmara de Vereadores de Gramado. Durante a campanha eleitoral, foi um dos responsáveis pela equipe de comunicação e marketing.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.