Depois de alguns dias de trégua, com uma sensação de calor mais suportável, a temperatura escaldante e o abafamento estão de volta ao Rio Grande do Sul. Conforme dados da MetSul Meteorologia, nesta quinta-feira, o calor intenso retorna à região dos Vales e Grande Porto Alegre, com máximas perto dos 40 graus em alguns pontos.
"Diferentemente de janeiro, não haverá uma bolha de calor se instalando sobre o Rio Grande do Sul e impedindo sistemas frontais de romperem o ciclo de alta temperatura. Agora, na sexta-feira, uma frente fria traz chuva ampla no Estado gaúcho e provocará queda da temperatura, apesar de o abafamento permanecer", detalha a MetSul.
Para quem vai curtir estes dias no Litoral Norte, a máxima deve chegar a 33 graus hoje em Imbé e Tramandaí. Há chance de chuva fraca na sexta. A instabilidade deve seguir no fim de semana, mas com máximas que passam dos 30 graus.
Duas semanas
Em janeiro, foram duas semanas de calor inesquecível no Rio Grande do Sul. A rede do Instituto Nacional de Meteorologia registrou 13 dias consecutivos em que as máximas bateram em 40 graus.
Entre as cidades da região, Campo Bom alcançou 39,5 graus em 26 de janeiro. No mesmo dia, estação particular registrou 40,7 graus em Parobé.