O destaque de hoje da série especial de conteúdos do Ser Educação é uma iniciativa desenvolvida em São Leopoldo e que contribui para melhorar a qualidade do ensino - e consequentemente o desempenho dos estudantes no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Na cidade, o programa Mais Educa São Leo oferece atividades nas áreas de tecnologia, esporte, artes e cultura para estudantes do 5º ao 9º ano.
Conforme a assessora de relações intersetoriais da Prefeitura de São Leopoldo, Renata de Matos, o programa Mais Educa São Leo é uma iniciativa que já atende a seis mil estudantes da rede municipal e quer potencializar as habilidades e o desenvolvimento dos alunos, possibilitando a formação de cidadãos.
“Todas as ações nas escolas visam melhorar os índices. Quando se dá oportunidade ao estudante em todas as áreas de aprendizagens, o resultado aparece. E para isso, nós investimos em pesquisa, desenvolvimento de tecnologia, capacitação dos professores, na qualidade da merenda escolar e na distribuição de kits de material escolar”, destaca.
Objetivos
O programa é realizado com recursos próprios da atual administração e iniciou em 2019, com 11 escolas municipais prioritárias que não tinham contraturno. Na época eram atendidos 1,2 mil estudantes. Agora, em 2022, houve a ampliação para um total de seis mil alunos.
O objetivo central da prefeitura leopoldense é atuar na ampliação da jornada escolar dos estudantes, principalmente os alunos em situação de vulnerabilidade social da rede municipal. Com isso, são realizadas oficinas nas escolas prioritárias, Além disso, há acompanhamento pedagógico com bolsistas da Unisinos, projetos descentralizados e tendas comunitárias.
Entre as finalidades programa estão questões bem importantes, como a redução do abandono escolar, da reprovação e da distorção idade/ano. Além disso, o Mais Educa São Leo busca a melhoria dos processos e resultados de aprendizagem no ensino fundamental e a ampliação do período de permanência dos estudantes em atividades educativas, sejam elas na escola ou em outros espaços.
Com a ampliação do Mais Educa São Leo para atender seis mil alunos de diferentes bairros da cidade, agora são ao todo 22 escolas municipais participando do projeto. O programa pode refletir positivamente na nota do Ideb, pois impacta no processo de aprendizado dos alunos que nos últimos anos precisaram enfrentar as adversidades geradas pela pandemia de Covid-19. De acordo com os dados disponíveis e relativos a 2019, São Leopoldo teve nota 5,4 nas séries iniciais e 4,2 nas séries finais do ensino fundamental, sendo que a meta projetada para o município era de 6,1 e 5,1, respectivamente.
No Brasil, o Ideb 2019 da rede pública/séries iniciais foi de 5,7 (meta 5,5) e em séries finais foi de 4,6 (meta 5,0). No Rio Grande do Sul, o Ideb séries iniciais foi de 5,8 (meta 6,0) e em séries finais foi de 4,5 (meta 5,4).
O crescimento dos indicadores do Ideb é um dos pilares do Ser Educação. Por isso, o Grupo Sinos publica conteúdos destacando projetos desenvolvidos na região que contribuam para melhorar a qualidade de ensino.
O Ideb foi criado em 2007 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
É um indicador nacional instituído para medir a qualidade do aprendizado e estabelecer metas para melhorias.
Com sua adoção, o sistema de ensino nacional passou a ter um instrumento de referência que vem demarcando o debate em torno da educação básica.
A última Prova Brasil ocorreu no final de 2021 e os dados devem ser atualizados ainda durante este ano.
Clique aqui para acessar os índices do Ideb das cidades de abrangência dos jornais do Grupo Sinos.
Realização
Grupo Sinos
Patrocínio master
Prefeitura de Nova Santa Rita
Prefeitura de Novo Hamburgo
Colégio Sinodal
Sesi
Senai
Fundação Liberato
Fundação Escola Superior do Ministério Público
Apoio
Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac
Colégio Sinodal da Paz
Universidade Feevale
Apoio institucional
OAB São Leopoldo
Quer que sua empresa ou instituição se junte à iniciativa? Entre em contato com o Grupo Sinos pelo telefone (51) 3553-2010.