Com a coroa sobre o sol nascente como símbolo, a Império do Sol de São Leopoldo marcou presença no Complexo Cultural do Porto Seco, na capital. O desfile pelo Grupo Ouro, também chamado de Grupo Especial, aconteceu no último sábado. A apuração ocorreu terça-feira (10) e a agremiação leopoldense ficou em sexto lugar, mantendo a presença no carnaval de Porto Alegre em 2023.
Com um tema que questiona A Carne Mais Barata no Brasil Será Sempre a Carne Negra, o objetivo desde o início, com essa retomada da folia nas ruas, era justamente permanecer na elite do carnaval da capital, conforme destaca o presidente, Alzemiro Jacinto da Silva, mais conhecido como Miro. "Atingimos o nosso objetivo com muita luta, com muito sacrifício, com muita doação. Agora, nós precisamos recuperar as energias e começar a trabalhar para 2023, iniciando pela escolha de um novo tema."
Na avenida
A Império do Sol foi para a avenida na capital com cerca de 800 integrantes, 13 alas, três carros e um tripé, tendo como mestre de bateria Cassius Silva, o Mestre Cassinho. A função de rainha de bateria ficou sob a responsabilidade de Darieli Machado. O samba-enredo foi composto por Vinicius Brito, Vinícius Maroni, Saimon e Fábio Canalli. O samba foi interpretado por Joel Alves e Everton Rataescki.
Com alguns protestos durante a apuração, a grande campeã foi a Imperadores do Samba e a vice, a Bambas da Orgia. Na sequência ficaram Imperatriz Dona Leopoldina, Estado Maior da Restinga, Fidalgos e Aristocratas, Império do Sol, Império da Zona Norte, Acadêmicos de Gravataí e União da Vila do IAPI.
A ABC 103.3 FM transmitiu também os três dias de desfiles do carnaval de Porto Alegre pela rádio, redes sociais e sites dos jornais do Grupo Sinos. A equipe da ABC 103.3 FM também acompanhou os desfiles do Rio de Janeiro, de São Paulo e de São Leopoldo.