A cidade de Três Cachoeiras, no litoral norte do Rio Grande do Sul, foi uma das mais atingidas pela passagem do ciclone Yakecan. Na noite de terça-feira (17), a força do vento destruiu um ginásio de esportes, localizado na vila Fernando Ferrari, nas proximidades de uma escola que leva o mesmo nome. (Veja vídeo abaixo). A instituição teve um pequeno dano no telhado, e as aulas previstas para esta quarta e quinta-feira (19) foram suspensas.
Entre elas, está a residência de familiares de Jarbas Dias Pinto, 45 anos. Morador de Três Cachoeiras, o segurança ajudava a família na reconstrução do telhado na tarde desta quarta-feira (18). “Estou aqui ajudando minha mãe e minha irmã, que moram nesta casa. Foi um vento que chegou destruindo”, define.
"Esta foi a região mais afetada. Estamos fornecendo lonas e fazendo levantamento de telhas para as famílias afetadas. Só nesta comunidade, seriam em torno de 100 famílias", estima a secretária da Fazenda do município, Ana Carla Reus Rodrigues.
De acordo com a prefeitura, o ginásio, construído pelo município, era comunitário e muito usado pelos moradores para jogos, competições e outros eventos. A cidade tem aproximadamente 11 mil habitantes.
"Nunca tinha visto algo assim. Destruiu nosso ginásio", lamenta o agricultor Alci Duarte, de 54 anos. Produtor de bananas, ele conta que, em regiões mais altas, agricultores também tiveram prejuízos por conta da tempestade.
LITORAL NORTE | Ginásio da Vila Fernando Ferrari destruído pela força do vento durante a passagem do ciclone #Yakecan, em Três Cachoeiras.
— Jornal NH (@jornalnh) May 18, 2022
Crédito: Paulo Pires / GES@metsul pic.twitter.com/N9eGIgOKbz