Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Rio Grande do Sul FRIO E CALOR

Qual é a diferença entre sensação térmica e temperatura

Meteorologista explica por que a marca do termômetro nem sempre é compatível com o que o corpo sente

Por Kassiane Michel
Publicado em: 18.05.2022 às 17:28 Última atualização: 18.05.2022 às 17:29

Sabe quando o termômetro marca uma temperatura, mas a sensação é outra? Isso acontece quando um conjunto de fatores faz com que o nosso corpo tenha uma interpretação diferente da marca meteorológica seja ela de calor ou frio. Pela explicação do meteorologista Vagner Anabor, que também é professor dos cursos pós-graduação em Meteorologia da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), é possível entender por que a sensação térmica pode não ser igual para todo mundo.

Saiba qual é a diferença entre sensação térmica e temperatura
Saiba qual é a diferença entre sensação térmica e temperatura Foto: Arquivo/GES
“O fenômeno de sensação térmica é a expressão da perda de calor do nosso corpo”, explica. Esse valor, afirma Anabor, é o resultado das condições de vento, umidade do ar e temperatura.

Dessa forma, como exemplifica o meteorologista, um dia com temperatura de 10°C, ensolarado e sem vento terá uma sensação térmica mais alta. Já outro dia em que o termômetro atinja a mesma marca mas esteja nublado e com vento, a sensação de frio aumenta.

Todas as variáveis meteorológicas podem acentuar a forma como o frio é sentido. A temperatura determina o clima. Já o vento “faz passar um fluxo de ar pelo corpo, que troca mais ar do que em uma situação sem vento”. E a água, “é um grande condutor de calor e em uma situação de ar úmido, consegue tirar mais calor do corpo”, diferencia o meteorologista.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.