Sabe quando o termômetro marca uma temperatura, mas a sensação é outra? Isso acontece quando um conjunto de fatores faz com que o nosso corpo tenha uma interpretação diferente da marca meteorológica seja ela de calor ou frio. Pela explicação do meteorologista Vagner Anabor, que também é professor dos cursos pós-graduação em Meteorologia da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), é possível entender por que a sensação térmica pode não ser igual para todo mundo.
Dessa forma, como exemplifica o meteorologista, um dia com temperatura de 10°C, ensolarado e sem vento terá uma sensação térmica mais alta. Já outro dia em que o termômetro atinja a mesma marca mas esteja nublado e com vento, a sensação de frio aumenta.
Todas as variáveis meteorológicas podem acentuar a forma como o frio é sentido. A temperatura determina o clima. Já o vento “faz passar um fluxo de ar pelo corpo, que troca mais ar do que em uma situação sem vento”. E a água, “é um grande condutor de calor e em uma situação de ar úmido, consegue tirar mais calor do corpo”, diferencia o meteorologista.