Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Rio Grande do Sul ONDA DE FRIO

Chuva congelada e sensação térmica negativa marcam amanhecer em cidades do RS

Na terça-feira, primeira neve do ano no Estado foi registrada em São José dos Ausentes; fenômeno pode se repetir nesta quarta (18)

Por Joceline Silveira
Publicado em: 18.05.2022 às 10:46 Última atualização: 18.05.2022 às 10:49

O amanhecer desta quarta-feira (18) foi de chuva congelada e de temperaturas negativas em cidades gaúchas. Conforme a MetSul Meteorologia, em Soledade, que teve registro do fenômeno, os termômetros chegaram a marcar 1,6°C; já em São José dos Ausentes, na Serra, a mínima foi negativa, de -0,5°C, com sensação térmica de -11°C.

As cidades de São Francisco de Paula, Cambará do Sul e Canela também tiveram chuva congelada nesta quarta, segundo a MetSul.

Primeira neve do ano no Estado

Cidade dos Aparados da Serra teve dez minutos de neve
Cidade dos Aparados da Serra teve dez minutos de neve Foto: Reprodução/Geane Martins
São José dos Ausentes foi a primeira cidade a registrar neve no Rio Grande do Sul este ano. Foi por volta das 13h15 de terça-feira (17). No momento, os termômetros marcavam 2ºC, mas o município teve sensação térmica de -8ºC, segundo a MetSul. Houve ainda rajadas de vento de 67 km/h, por conta dada passagem do ciclone Yakecan pelo Estado.

À noite, a neve caiu forte e chegou a acumular sobre os automóveis à medida que o ar frio atingia o seu pico de intensidade.

Nevou também em SC

Desde as primeiras horas de terça-feira, a neve caía no Planalto Sul Catarinense. Pela manhã, nevou em São Joaquim. Já durante a última noite, houve queda de chuva congelada. Essas foram as primeiras ocorrências de neve do ano no Brasil.

Conforme meteorologistas da MetSul, a precipitação invernal é resultado da interação da circulação de umidade da tempestade Yakecan com a massa de ar frio. O ciclone muito intenso, combinado com o ar frio, vai manter a previsão de neve e chuva congelada para esta quarta-feira nas áreas de maior altitude de Santa Catarina.

RS pode ter mais neve?

No Rio Grande do Sul, a chance de que o fenômeno se repita nesta quarta-feira está concentrada nos Campos de Cima da Serra, especialmente em cidades com cotas de altitude próximas ou superiores a 1.000 metros, como Cambará do Sul e São José dos Ausentes. A janela de possibilidade, porém, deve se fechar ao longo do dia, à medida que o frio em altitude vai caindo.

A chance é maior para cidades da região catarinense de São Joaquim, Norte de Santa Catarina e para o Planalto de Palmas, no Centro-Sul do Paraná.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.