Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Rio Grande do Sul CLIMA GELADO

Sensação térmica negativa tem registro de -22,3ºC nos Aparados da Serra

Efeito de uma massa de ar polar provoca sensação com marcas abaixo de zero em diversas cidades gaúchas

Por Redação
Publicado em: 17.05.2022 às 14:40 Última atualização: 17.05.2022 às 14:40

A entrada de uma massa de ar polar no Rio Grande do Sul é responsável pelo frio intenso sentido pelos gaúchos nesta terça-feira (17). Temperaturas geladas e sensação térmica abaixo de 0ºC são registradas em muitas cidades gaúchas. Por volta das 7 horas, a estação meteorológica do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) marcava 2,5ºC, mas registrava -22,3ºC de sensação térmica. Ainda na região da Serra, outra cidade que teve temperaturas térmicas negativas é Cambará do Sul. No início desta tarde, às 13 horas, os -14,4ºC de temperatura aparente eram quase dez graus abaixo da marca mínima.

Vista da Pedra da Catedral, em São José dos Ausentes
Vista da Pedra da Catedral, em São José dos Ausentes Foto: Adobe Stock
Outras regiões também tiveram temperaturas positivas com sensação térmica negativa no Estado. É o caso da Fronteira Oeste e da região Sul. No município de Quaraí a sensação térmica chegou a -6,7ºC, por volta das 7 horas. No Vale do Rio Pardo, era meio-dia quando a estação do Inmet marcava 6,4ºC. No entanto, a temperatura aparente era de -8 graus. 

A ligação da umidade como ar frio contribui para o avanço do ciclone tropical Yakecan no Estado. Pontos do litoral e Lagoa dos Patos podem ser atingidos por ventos de mais de 100km/h. Além da ventania e temperaturas baixas, o ciclone pode provocar intensas chuvas em todo o Rio Grande do Sul nos próximos dias.

A Defesa Civil Nacional alerta para os possíveis impactos que o ciclone Yakecan pode causar nas cidades. Queda de árvores e postes, destelhamentos, interrupção de energia elétrica podem ocorrer devido à intensidade do fenômeno. A orientação é que a população evite sair de casa na hora dos ventos fortes. O alerta dura até quinta-feira (19).

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.