A entrada de uma massa de ar polar no Rio Grande do Sul é responsável pelo frio intenso sentido pelos gaúchos nesta terça-feira (17). Temperaturas geladas e sensação térmica abaixo de 0ºC são registradas em muitas cidades gaúchas. Por volta das 7 horas, a estação meteorológica do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) marcava 2,5ºC, mas registrava -22,3ºC de sensação térmica. Ainda na região da Serra, outra cidade que teve temperaturas térmicas negativas é Cambará do Sul. No início desta tarde, às 13 horas, os -14,4ºC de temperatura aparente eram quase dez graus abaixo da marca mínima.
A ligação da umidade como ar frio contribui para o avanço do ciclone tropical Yakecan no Estado. Pontos do litoral e Lagoa dos Patos podem ser atingidos por ventos de mais de 100km/h. Além da ventania e temperaturas baixas, o ciclone pode provocar intensas chuvas em todo o Rio Grande do Sul nos próximos dias.
A Defesa Civil Nacional alerta para os possíveis impactos que o ciclone Yakecan pode causar nas cidades. Queda de árvores e postes, destelhamentos, interrupção de energia elétrica podem ocorrer devido à intensidade do fenômeno. A orientação é que a população evite sair de casa na hora dos ventos fortes. O alerta dura até quinta-feira (19).