Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Rio Grande do Sul EM ALERTA

Passagem de ciclone faz escolas suspenderem aulas em municípios gaúchos

Cidades do Sul e da Região Metropolitana cancelaram atividade escolares nesta terça-feira; Porto Alegre avaliará a permanência das aulas durante o dia

Por Redação
Publicado em: 17.05.2022 às 09:07 Última atualização: 17.05.2022 às 11:30

Por conta da chegada de um intenso e atípico ciclone ao Rio Grande do Sul entre esta terça (17) e quarta-feira (18), a Prefeitura de Eldorado do Sul, na Região Metropolitana, suspendeu as aulas nas escolas municipais. 

"Em razão dos alertas meteorológicos, que preveem fortes temporais e possível chegada de um ciclone, estão suspensas as aulas nas escolas municipais na terça-feira, 17 de maio", diz o comunicado publicado no site do município.

As aulas nas escolas municipais de Eldorado do Sul foram suspensas nesta terça-feira por conta da chegada do ciclone
As aulas nas escolas municipais de Eldorado do Sul foram suspensas nesta terça-feira por conta da chegada do ciclone Foto: Prefeitura de Eldorado do Sul

De acordo com a Secretaria de Educação de Porto Alegre, as aulas devem seguir normalmente durante esta manhã no município. Inicialmente, a Defesa Civil e a pasta iriam reavaliar a situação meteorológica a cada turno para decidir se as aulas seriam mantidas ou não. Contudo, por volta das 10 horas, a prefeitura comunicou que as aulas dos turnos da tarde e noite desta terça-feira foram suspensas.


Pelo Sul do Estado, outras cidades também já anunciaram a suspensão das aulas como medida de proteção. Entre elas, Mostardas, São José do Norte, Santa Maria do Palmar e Chuí. Em Pelotas, as aulas noturnas das escolas municipais foram suspensas e a prefeitura orientou que demais escolas e universidades também cancelem as atividades escolares do turno da noite desta terça-feira.

Seduc mantém aulas, mas permite suspensão caso necessário

A Secretaria Estadual de Educação (Seduc) informa que, até o momento, as aulas estão mantidas. No entanto, a pasta permite a suspensão em regiões onde for identificada a necessidade por orientação da Defesa Civil.

Sinepe orienta suspensão das aulas nas regiões de alto risco

Em nota, o Sindicato do Ensino Privado do RS (Sinepe/RS) orienta que as instituições de ensino fiquem atentas, com a chegada do ciclone, à situação meteorológica da região em que fazem parte e sigam as orientações da Defesa Civil. No entato, para as instituições localizadas em regiões onde considera-se que o impacto do ciclone será de alto risco, o Sindicato recomenda a suspensão das aulas no turno da tarde e da noite desta terça-feira.

O Sinepe destaca, contudo, que cada entidades têm autonomia para decidir sobre o funcionamento e a organização do calendário escolar.

Outras cidades

Cachoeirinha

A Prefeitura de Cachoeirinha emitiu na manhã desta terça-feira (17), um memorando suspendendo as aulas de todas as escolas municipais de Ensinos Infantil e Fundamental. A suspensão é válida para terça e quarta-feira (18), quando inclusive não haverá expediente nas escolas. A Secretaria Municipal da Educação (Smed), comunicou que os dias letivos serão compensados posteriormente.

Os demais serviços públicos seguem mantidos e conforme o poder Executivo, a Defesa Civil municipal está monitorando a situação do ciclone e fazendo preparativos para alguma situação de emergência.

Gravataí

A Prefeitura de Gravataí comunicou que os serviços na cidade seguem funcionando normalmente, no entanto dependendo dos alertas emitidos pelo Governo do Estado as aulas podem ser suspensas ainda nesta terça-feira. Na tarde de segunda-feira (16), o prefeito Luiz Zaffalon (MDB), solicitou que as equipes da Defesa Civil permaneçam de prontidão para a possibilidade de chegado do ciclone ao município.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.