Por conta da chegada de um intenso e atípico ciclone ao Rio Grande do Sul entre esta terça (17) e quarta-feira (18), a Prefeitura de Eldorado do Sul, na Região Metropolitana, suspendeu as aulas nas escolas municipais.
"Em razão dos alertas meteorológicos, que preveem fortes temporais e possível chegada de um ciclone, estão suspensas as aulas nas escolas municipais na terça-feira, 17 de maio", diz o comunicado publicado no site do município.
?? Devido ao alerta de tempestade e ciclone, as aulas da rede municipal estão suspensas nos turnos da tarde e da noite de hoje. A decisão se estende à rede conveniada. A medida foi tomada para preservar a segurança dos alunos e equipes.
— Porto Alegre (@Prefeitura_POA) May 17, 2022
Segue o fio ???? pic.twitter.com/LD4yYWdTBR
Pelo Sul do Estado, outras cidades também já anunciaram a suspensão das aulas como medida de proteção. Entre elas, Mostardas, São José do Norte, Santa Maria do Palmar e Chuí. Em Pelotas, as aulas noturnas das escolas municipais foram suspensas e a prefeitura orientou que demais escolas e universidades também cancelem as atividades escolares do turno da noite desta terça-feira.
A Secretaria Estadual de Educação (Seduc) informa que, até o momento, as aulas estão mantidas. No entanto, a pasta permite a suspensão em regiões onde for identificada a necessidade por orientação da Defesa Civil.
Em nota, o Sindicato do Ensino Privado do RS (Sinepe/RS) orienta que as instituições de ensino fiquem atentas, com a chegada do ciclone, à situação meteorológica da região em que fazem parte e sigam as orientações da Defesa Civil. No entato, para as instituições localizadas em regiões onde considera-se que o impacto do ciclone será de alto risco, o Sindicato recomenda a suspensão das aulas no turno da tarde e da noite desta terça-feira.
O Sinepe destaca, contudo, que cada entidades têm autonomia para decidir sobre o funcionamento e a organização do calendário escolar.
Cachoeirinha
A Prefeitura de Cachoeirinha emitiu na manhã desta terça-feira (17), um memorando suspendendo as aulas de todas as escolas municipais de Ensinos Infantil e Fundamental. A suspensão é válida para terça e quarta-feira (18), quando inclusive não haverá expediente nas escolas. A Secretaria Municipal da Educação (Smed), comunicou que os dias letivos serão compensados posteriormente.
Os demais serviços públicos seguem mantidos e conforme o poder Executivo, a Defesa Civil municipal está monitorando a situação do ciclone e fazendo preparativos para alguma situação de emergência.
Gravataí
A Prefeitura de Gravataí comunicou que os serviços na cidade seguem funcionando normalmente, no entanto dependendo dos alertas emitidos pelo Governo do Estado as aulas podem ser suspensas ainda nesta terça-feira. Na tarde de segunda-feira (16), o prefeito Luiz Zaffalon (MDB), solicitou que as equipes da Defesa Civil permaneçam de prontidão para a possibilidade de chegado do ciclone ao município.