O inverno vai chegar mais cedo ao Rio Grande do Sul em 2022. Pelo menos no que diz respeito às temperaturas. A previsão é de marcas abaixo da média histórica ainda este mês. A segunda quinzena de maio terá clima característico da estação mais fria, que começa, oficialmente, apenas em 21 de junho. As mínimas nas próximas semanas devem ser as menores já registradas no ano.
Até o momento, o mês de maio já registrou tanto mínimas acima da média quanto máximas abaixo da média no Estado. Na semana que vem, prevê o instituto, uma massa de ar frio de forte intensidade vai ingressar no Sul do Brasil. Esta incursão será a mais forte até agora no ano, derrubando ainda mais as temperaturas, especialmente entre os dias 19 e 21.
Os termômetros seguem com marcas baixas na semana seguinte, entre 22 e 26 de maio. A previsão é de noites frias com risco de geada.
Frio ainda mais intenso à vista
Uma nova massa de ar polar pode chegar ao País na primeira quinzena de junho. Segundo a MetSul, nesse período, deve haver registro de geada e de temperaturas próximas ou abaixo de zero. Conforme o instituto, em 2022, as temperaturas mais baixas serão registradas entre os meses de junho e agosto.