Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Rio Grande do Sul CONCURSO DA BM

'Todos foram submetidos ao Exame de Saúde', diz Fundatec após morte de candidato

Ramon Oliveira, 22 anos, passou mal durante exame de capacitação física no último domingo (10) em Canoas. Ele foi socorrido, mas faleceu dois dias depois no HPS

Por Da redação
Publicado em: 14.04.2022 às 17:15 Última atualização: 14.04.2022 às 17:18

A Fundação Universidade Empresa de Tecnologia e Ciências (Fundatec), empresa responsável pela realização do concurso público da Brigada Militar (BM), manifestou-se nesta quinta-feira (14) sobre a morte do candidato Ramon Oliveira, de 22 anos. Por nota, a Fundação garantiu que "todos os candidatos foram submetidos ao Exame de Saúde" e que "somente os aptos foram convocados para realização dos exercícios físicos de acordo com os laudos e avaliações".

O jovem do município de Bom Jesus, que concorria ao cargo de soldado, passou mal no último domingo (10), logo após cumprir os exercícios do Teste de Aptidão Física (TAF) no Complexo Esportivo da Ulbra, em Canoas. Ele foi socorrido pela equipe de saúde que estava de plantão no local e levado ao Hospital de Pronto Socorro (HPS) da cidade, onde veio a falecer dois dias depois.

A causa da morte não foi informada pelo hospital, nem pela Fundatec ou pela BM.

Conforme o edital do concurso, os exames de saúde foram feitos entre os dias 16 e 25 de março. A empresa responsável pelo concurso não soube dizer se algum deles chegou a ser reprovado nessa etapa de avaliação médica.

O certame está na terceira fase, com mais de 4 mil candidatos realizando testes de barra, abdominal e corrida.  

Tanto a Fundatec quanto a Brigada Militar lamentaram profundamente a perda do jovem Ramon Oliveira. Confira, abaixo, as notas da empresa e da corporação.

Nota da Fundatec

"É com enorme pesar que a Fundatec e a Brigada Militar do Estado do Rio Grande do Sul recebem a informação sobre o falecimento do candidato que concorria ao cargo de Soldado Nível III do Concurso Público da Brigada Militar.

O concurso está atualmente no andamento da 3ª Fase - EXAME DE CAPACITAÇÃO FÍSICA, com mais de 4.000 candidatos realizando os testes de barra, abdominal e corrida, conforme determinados no Edital de Abertura, sendo estes realizados no Complexo Esportivo da Ulbra, em Canoas/RS.

Antes dessa fase, todos os candidatos foram submetidos ao Exame de Saúde, no qual somente os aptos foram convocados para realização dos exercícios físicos de acordo com os laudos e avaliações realizados nessa etapa.

No início da tarde do dia 10.04.2022, o candidato R. F. O., 22 anos de idade, após realizar todas as atividades, necessitou de atendimento de emergência prestado pela equipe técnica de saúde que estava na ambulância de plantão no local, bem como pela equipe de suporte remoto. Cabe destacar que ele recebeu todos os procedimentos necessários no momento, estando lúcido e, posteriormente, sendo removido ao HPS de Canoas. Contudo, lamentavelmente, recebemos a informação de que no dia 12.04.2022 ele veio a falecer.

A Fundatec e a Brigada Militar lamentam profundamente a perda desse jovem, desejando os mais sinceros pêsames à família neste momento."

Nota da BM

"A Brigada Militar lamenta profundamente o falecimento do candidato do concurso público da BM, Ramon Farias de Oliveira, 22 anos.

O jovem sentiu-se mal após realizar uma das etapas do teste de aptidão física (TAF) do certame, no domingo (10/04). Ainda no local, a equipe médica presente prestou atendimento imediato ao candidato. Após, ele foi encaminhado ao Hospital de Pronto Socorro de Canoas, onde permaneceu na Unidade de Tratamento Intensivo, vindo a falecer na terça-feira (12/04).

Outros esclarecimentos sobre as circunstâncias do ocorrido serão prestados pela Fundação Universidade Empresa de Tecnologia e Ciências (Fundatec), responsável pela aplicação das provas.

A Brigada Militar lamenta profundamente a perda deste jovem promissor, desejando os mais sinceros pêsames à família enlutada neste momento de dor."

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.