O último dia de verão deu boas-vindas à estação que começa neste domingo (20), às 12h33. No sábado, a mudança de temperatura do calor para o frio, acompanhado de céu cinza com chuva, trouxe características comuns da estação que antecede o inverno.
Análises indicam que períodos de céu claro e ar seco devem predominar na estação que também é marcada pela ampla variação de temperatura. A mudança pode ser brusca com amplitude térmica de 20ºC em um mesmo dia, esclarece a empresa de meteorologia. “Trata-se de um dos períodos do ano com maior amplitude térmica e que também proporciona um aumento nos dias de nevoeiro, especialmente a partir de maio”, destaca a meteorologista Estael Sias.
Por causa da influência do fenômeno La Niña, as chuvas também serão em menor volume com efeito na estiagem que há muito tempo tem castigado o Rio Grande do Sul. A MetSul avalia que os registros sejam abaixo da média na maior parte da estação “o que fará com que o défict hídrico acumulado nos últimos meses não seja recuperado e possa mesmo se agravar. Abril e maio, pela climatologia média histórica, são os meses com menos chuva na área de Porto Alegre”.
Para quem produz no campo, a esperança pode estar no inverno. “Os volumes e a frequência da chuva tendem a aumentar à medida que se aproximar o inverno, quando cresce a possibilidade destes eventos pontuais de chuva com volumes muito altos, mas neste ano existe o risco de junho não ser um mês de elevados volumes de chuva, como normalmente ocorreria pela climatologia histórica. Junho é o mês, por exemplo, que tem a maior média de chuva entre todos em Porto Alegre no calendário anual”, esclarece a MetSul.