Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Rio Grande do Sul RIO GRANDE DO SUL

Previsão tem alerta de temporais isolados nesta segunda-feira por causa do calor e alta umidade

Especialistas em meteorologia avaliam que mudança no tempo tem potencial de provocar estragos em regiões gaúchas

Publicado em: 24.01.2022 às 11:30 Última atualização: 24.01.2022 às 17:13

A combinação de altas temperaturas e elevado índice de umidade podem trazer mais um circuito de temporais com potencial de estragos no Rio Grande do Sul. A avaliação de meteorologistas da MetSul é de que as mudanças climáticas intensas aconteçam em locais isolados. No domingo (23), moradores de diversas cidades do Estado viram isso acontecer com pouca distância geográfica.

Previsão tem alerta de temporais isolados nesta segunda-feira por causa do calor e alta umidade
Previsão tem alerta de temporais isolados nesta segunda-feira por causa do calor e alta umidade Foto: Prefeitura de Canoas

Na região metropolitana, Canoas teve enxurrada, quedas de árvores, destelhamento de casas e pontos de alagamento. Nas vizinhas, Esteio, Sapucaia do Sul e São Leopoldo, alguns bairros tiveram chuva e outros não. Ainda assim, ventos fortes derrubaram árvores e danificaram postes. Em Novo Hamburgo, o céu de “armou” para o que seria um temporal e não teve um pingo de chuva para aliviar o calorão de 40ºC que fez ao longo do dia.

Nos próximos dias, a expectativa é de calor como é de se esperar para a estação, mas sem máximas escaldantes. Conforme a MetSul, uma massa de ar extremamente quente permanece atuando no território gaúcho associada ao que se denomina de cúpula ou bolha de calor, o que somente será rompida por uma frente fria entre quarta e quinta-feira que vai colocar fim à onda de calor. Até quarta, os gaúchos vão seguir sendo castigados pelo calor em níveis extremos, o que pode levar o Rio Grande do Sul a completar a impressionante marca de 15 dias seguidos com máximas de 40ºC.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.