Ocorre nesta terça-feira (11) a recolocação do Monumento ao Laçador em seu Sítio, na Avenida dos Estados, em Porto Alegre.
"Em restauro desde setembro de 2021, o monumento do escultor pelotense Antônio Caringi passou por diversas intervenções que resultaram em um Laçador mais resistente e pronto para voltar a ser o símbolo da cultura gaúcha", comunicou a prefeitura da capital.
Algumas últimas intervenções na estátua serão feitas no local. Ainda em janeiro, o Laçador deve estar totalmente pronto para ser reinaugurado e entregue à cidade.
O restauro faz parte do Projeto Construção Cultural - Resgate do Patrimônio Histórico, promovido pelo Sindicato dos Indústrias da Construção Civil no Estado do Rio Grande do Sul (Sinduscon-RS) e pela Associação Sul Riograndense da Construção Civil. “São sete anos de um projeto que muito nos orgulha, e poder devolver um monumento restaurado, seguro e que simboliza tanto a força dos gaúchos é uma alegria imensa. Em especial neste ano em que a cidade completa 250 anos”, destaca o coordenador do projeto, Zalmir Chwartzmann.