Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Rio Grande do Sul ÔMICRON

Rio Grande do Sul tem o primeiro caso confirmado da variante Ômicron

Paciente diagnosticada é moradora de Santa Cruz do Sul e está em isolamento domiciliar

Publicado em: 03.12.2021 às 18:26 Última atualização: 03.12.2021 às 18:53

O Rio Grande do Sul tem o primeiro caso diagnosticado da variante ômicron do coronavírus. O diagnóstico foi confirmado na tarde desta sexta-feira (03) pelo Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs). De acordo com a Secretaria Estadual da Saúde (SES) a paciente é uma mulher da cidade de Santa Cruz do Sul, na região central do Estado.

Ômicron
Ômicron Foto: Pixabay
A mulher voltou de uma viagem da África do Sul na semana passada e já foi colocada em isolamento domiciliar, sendo acompanhada pela vigilância em saúde do município. De acordo com a SES, a paciente já recebeu as duas doses da vacina contra a Covid-19, mas apresentou febre. O Cevs recebeu a amostra da mulher na tarde de quinta-feira (02) e detectou a variante através de sequenciamento genético. Pessoas que tiveram contato com ela também foram testadas. A SES não divulga a identidade da paciente.

O Cevs diz que durante a pandemia intensificou a vigilância genômica do coronavírus com o surgimento de novas variantes. As VOC, sigla em inglês, são mutações genéticas no vírus capazes de modificar o comportamento dele. Ômicron apresenta um grande número de mutações na proteína Spike do vírus, que é a parte responsável por se ligar à célula humana, e também é a região em que parte das vacinas agem. As mutações na proteína Spike fazem, principalmente, com que o vírus se torne mais transmissível, e essa é uma das prováveis características da ômicron.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.