Publicidade
Notícias | Rio Grande do Sul Alerta de tempo

Sexta-feira será de chuva intensa e raios com risco de vento forte e granizo no RS

Na região metropolitana, instabilidade deve chegar entre o final da manhã e começo da tarde

Publicado em: 28.05.2021 às 09:15

Mapa mostra projeção de precipitação acumulada do modelo WRF Foto: MetSul/Reprodução
A sexta-feira (28) começou com sol entre muitas nuvens na região, mas a previsão é de grandes volumes de chuva e raios no Rio Grande do Sul. Há alerta para o risco de temporais isolados de vento forte e granizo no Estado, segundo a MetSul Meteorologia.

As áreas de instabilidade ingressaram já na madrugada a partir do Oeste e do Noroeste com chuva e raios. No decorrer do dia, a chuva alcança todas as regiões. Na região metropolitana, por exemplo, a chuva deve chegar entre o final da manhã e o começo da tarde.

Os volumes elevados de chuva se devem ao quadro de acentuada instabilidade atmosférica com um centro de baixa pressão e o aporte de ar quente de Norte. Com o avanço da instabilidade e o ingresso de ar quente sobre Santa Catarina e o Norte da Argentina, não podem ser descartadas as tempestades localizadas.

Chuva de maio inteiro em apenas um dia

Em algumas regiões do RS, pode cair a chuva de maio inteiro ou até mais em apenas um dia. O alto volume fará com que parte do território gaúcho termine este mês com precipitações muito acima da média histórica.

Os acumulados previstos em diversos municípios da Metade Norte entre hoje e amanhã podem ficar perto de 100 mm com marcas até de 100 mm a 150 mm, isoladamente superiores.

Entre as regiões que podem ter volumes muito altos de chuva nesta sexta-feira estão o Planalto Médio, parte da Serra dos Aparados e ainda o Centro-Oeste do Estado.

Cidades como Carazinho, Passo Fundo, Soledade e Lagoa Vermelha estão entre as que podem ter acumulados muito altos. Nestas áreas, a chuva por vezes vai ser forte a torrencial com possibilidade de registro de alagamentos e rápida elevação de arroios e córregos. No Sul gaúcho, ao contrário, deve chover bem menos.

Porto Alegre e região metropolitana têm risco de chuva moderada a forte na segunda metade do dia.

Muitos raios e granizo

Além de muita chuva, há previsão de intensa atividade de descargas elétricas. As trovoadas podem ser fortes a muito fortes em algumas regiões do Rio Grande do Sul.

O mapa mostra a projeção de raios para a sexta-feira do modelo meteorológico europeu em que se observa a tendência de altíssima incidência de raios em pontos do Oeste e do Noroeste do Rio Grande do Sul com menor ocorrência de descargas mais a Leste do Estado.

Mapa mostra a projeção de raios para a sexta-feira do modelo meteorológico europeu Foto: MetSul/Reprodução

Segundo a MetSul, a alta incidência de raios projetada para pontos do Oeste e do Noroeste é sugestiva de granizo que isoladamente pode ser de variado tamanho.

 

Tempo melhora no fim de semana

No começo do sábado, o tempo segue instável principalmente no Nordeste gaúcho, mas a perspectiva é de melhora do tempo no Estado no fim de semana com tempo mais aberto no domingo. Haverá o ingresso de uma massa de ar seco e frio que começa a chegar pela fronteira no sábado e tomará conta do Estado no domingo.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.