Publicidade
Notícias | Rio Grande do Sul Clima

Volume de chuva dos últimos dias é o maior desde outubro, aponta meteorologia

Apesar da trégua desde sábado, instabilidade deve voltar nas próximas horas

Por Débora Ertel
Última atualização: 23.05.2020 às 11:08

Chuva, raios e trovoadas foram registradas nas noites dos últimos dias na região Foto: Inezio Machado/GES
Mesmo que tenha dado uma trégua, a chuva que chegou à região ainda na tarde de quinta-feira deve continuar até a manhã deste domingo (24). Segundo a meteorologista da MetSul, Estael Sias, ainda pode chover entre 70 a 100 milímetros na região, volumes que podem mudar conforme a movimentação das nuvens.

Para este sábado, a temperatura na região fica entre 15 e 19 graus e, no domingo, quando o sol deve voltar na parte da tarde, entre 11 e 17 graus. Já na próxima semana, a previsão é dias ensolarados.

Em Campo Bom, segundo dados da Estação de Meteorologia, entre 16 horas de quinta-feira e 3 horas de sexta-feira choveu 57,8 milímetros, quase a metade da média histórica do mês que é de 120,6 milímetros. Aliás, em maio já choveu 135,8 milímetros, lembrando que em março a precipitação foi de 9,8 milímetros.

Quem deu sinais de recuperação foi o Rio dos Sinos que, às 6 horas de ontem, estava com nível em 2,9 metros na Estação de Captação da Comusa, em Novo Hamburgo, com expectativa de subir mais neste fim de semana.

Conforme Estael, a chuva que ocorre nesta semana em todo o Rio Grande do Sul é o maior volume de precipitação registrado desde outubro. Inclusive, o volume de chuva foi tão forte na região Oeste, que a cidade de Alegrete, por exemplo, enfrentou alagamentos. Nesta região do Estado choveu entre 150 e 200 milímetros. Por conta da frente fria que avança por todo o território gaúcho e os altos volumes de chuva, a MetSul não descarta riscos de alagamentos e desmoronamentos, apesar do quadro de estiagem que castigava o Estado.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.