Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Região VIRADA NA CARREIRA

Costureira conclui curso gratuito de confeitaria e panificação: 'Para pensar fora da caixa'

Projeto social da Universidade Feevale capacitou outras 32 pessoas, que se formaram nesta segunda-feira (27) em Novo Hamburgo

Por Joceline Silveira
Publicado em: 28.06.2022 às 06:00 Última atualização: 28.06.2022 às 17:50

Aos 57 anos, a costureira Rosa Maria Diemer Schneider realizou um sonho antigo. No auditório do prédio Azul no Câmpus 2 da Universidade Feevale, a moradora de Dois Irmãos foi uma das 33 pessoas a concluírem o curso de confeitaria e panificação. A cerimônia de encerramento foi nesta segunda-feira (27).

Rosa celebrou o recebimento de seu certificado do curso
Rosa celebrou o recebimento de seu certificado do curso Foto: Diego da Rosa/GES
A iniciativa desenvolvida pela instituição hamburguense começou em 2018 e tem qualificado moradores da região, a partir dos 17 anos, que estão desempregados e em situação de vulnerabilidade social, cenários que se agravaram nos últimos anos.

O curso gratuito, com duração de pouco mais de dois meses, ensina técnicas da gastronomia a alunos atendidos por entidades assistenciais parceiras.

Rosa disse que se encantou com o que aprendeu e que a oportunidade é essencial para uma mudança de vida. "Foi maravilhoso, todos estão apaixonados pelo curso. Para mim, deu uma expectativa de melhor qualidade de vida. Serve para pensar fora da caixa em que vivemos", elogiou.

Mais um grupo recebeu qualificação através do projeto social da Universidade Feevale
Mais um grupo recebeu qualificação através do projeto social da Universidade Feevale Foto: fotos Diego da Rosa/GES

Oportunidade

O curso conta com três professores, responsáveis pela supervisão das atividades, mas quem coloca a mão na massa mesmo são os graduandos do curso de Gastronomia e Nutrição da Feevale. Para o coordenador, Daniel Bonho, desde a concepção do projeto, a ação representa uma oportunidade para quem está passando por dificuldades financeiras e busca se qualificar para o mercado de trabalho.

"É um projeto feito por uma equipe de retaguarda. Além de alunos e professores, envolve muitas pessoas. Agradeço a confiança e desejo que todos aproveitem esse momento especial", disse.

Kleber Viana da Silva, de 39 anos, pretende aproveitar bastante. Desempregado, o morador de Novo Hamburgo está determinado a buscar recolocação no mercado com o currículo mais "recheado". "Já estou procurando emprego, acredito que essa qualificação vai ser um impulso na vida de toda minha família."

Professor do projeto, Paulo Machado destacou que a iniciativa não seria possível sem a integração de diversos setores. "Para mim, como docente, é um orgulho e uma satisfação ter participado dos encontros. Toda vez que temos oportunidade de conhecê-los, nós aprendemos muito com cada um, principalmente por termos a oportunidade de sair das bolhas em que vivemos e enxergar a real necessidade das pessoas", completou.

Para participar

Para quem tiver interesse em participar, novas turmas do projeto social Confeitaria e Panificação - qualificação para o mercado de trabalho desenvolvido pela Universidade Feevale serão formadas no próximo semestre letivo. Informações sobre quais são as entidades parceiras e inscrições podem ser obtidas diretamente pelo pelo e-mail da iniciativa projetopanificacao@feevale.br. 

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.