Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Região SOBRECARGA

Sistema da Receita Federal tem lentidão e instabilidade no último dia de declaração do Imposto de Renda

Usuários relatam demora e falha no acesso ao programa que recebe as informações dos contribuintes

Por Redação
Publicado em: 31.05.2022 às 12:07 Última atualização: 31.05.2022 às 12:07

Às 23h59 desta terça-feira (31), termina o prazo para envio da declaração do Imposto de Renda (IR) em todo o País. Na região, o número de acessos para envio das informações à Receita Federal tem sobrecarregado o site e o programa que recebe os dados dos contribuintes. Pela manhã, usuários relatavam falha e demora no carregamento do sistema do governo federal.

Contribuintes relatam problemas para fazer a declaração do Imposto de Renda
Contribuintes relatam problemas para fazer a declaração do Imposto de Renda Foto: Igor Müller/GES-Especial
Até a manhã de ontem (30), a Delegacia da Receita Federal em Novo Hamburgo havia recebido 315.470 mil declarações. Em Novo Hamburgo, 18% de contribuintes não haviam feito a declaração do imposto. Essa era a maior taxa entre as 24 cidades que fazem parte da divisão regional. 

Também pertencente ao grupo, Riozinho, por outro lado, havia recebido 106% das declarações esperadas um dia antes do término do período para conclusão do processo no portal da Receita.

A expectativa é que a Delegacia da Receita instalada no Vale do Sinos receba 370.410 mil declarações em 2022. Em todo Rio Grande do Sul, a estimativa é de 2,4 milhões. Desse total, 2,2 milhões de declarações foram enviadas pela Internet até a segunda-feira.

A multa mínima para quem não entregar o IR no prazo é de R$ 165,70 e pode chegar a 20% do imposto devido.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.