Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Região Receita Federal

25 mil canoenses ainda devem declarar o Imposto de Renda

Profissionais de contabilidade têm serviço dobrado nesta época do ano devido aos clientes de última hora. Prazo termina amanhã (31)

Por Daniele Farias
Publicado em: 30.05.2022 às 03:00 Última atualização: 30.05.2022 às 09:52

O prazo para fazer a declaração do Imposto de Renda 2022 termina nesta terça-feira (31) e escritórios e profissionais de contabilidade estão se virando para dar conta do volume de trabalho.

  27/05/2022 DECLARAÇÃO IMPOSTO DE RENDA
27/05/2022 DECLARAÇÃO IMPOSTO DE RENDA Foto: PAULO PIRES/GES

De acordo com o escritório da Receita Federal que atende Canoas e Nova Santa Rita, os canoenses então entregando menos do que os demais municípios da região. Enquanto o percentual da região está em 76%, Canoas está com a marca de 74%. Até sexta-feira (27), 72.694 declarações haviam sido entregues, sendo que são aguardadas 97.905.

Já em Nova Santa Rita, 81% dos contribuintes preferiu adiantar o acerto com o Leão. Das 5.868 declarações aguardadas, 4.747 já foram transmitidas.

Mais trabalho

A contadora Pedra Costa, que também é membro da diretoria da Câmara da Indústria e Comércio de Canoa (Cics) destaca que este é o período com maior volume de trabalho durante o ano. "Ainda há um número significativo de pessoas que deixam para os últimos dias a entrega da declaração de imposto de renda. Também é bastante comum os casos em que clientes não enviam toda a documentação necessária e, nestes últimos dias, a correria e a quantidade de trabalho aumenta consideravelmente", conta.

Para os contribuintes que ainda não fizeram a declaração, a orientação é que o faça o mais breve possível. "Se não pago ou atrasado, A Receita faz o bloqueio do CPF e é preciso pagar multa. O valor vai de 1% a 20% do do imposto devido, sendo o mínimo de R$ 165,74, procure um contador para regularizar sua situação junta a Receita", explica.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.