Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Região TEMPESTADE YAKECAN

Litoral norte define locais para desabrigados e o funcionamento das escolas diante do ciclone

Municípios realizaram reuniões nesta terça-feira pela manhã para definir ações diante do ciclone, previsto para hoje à noite e quarta-feira

Por Susi Mello
Publicado em: 17.05.2022 às 13:17 Última atualização: 17.05.2022 às 15:59

Municípios do litoral norte realizaram reuniões nesta terça-feira (17) pela manhã para definir ações diante do ciclone, previsto para hoje à noite e quarta-feira, conforme alerta da Defesa Civil do Estado, Marinha e os institutos de previsão do tempo. Locais que serão utilizados para desabrigados e situação das aulas da rede municipal de ensino foram as principais temáticas.

Defesa Civil e Prefeitura de Imbé orientam a população sobre como agir em caso de emergência
Defesa Civil e Prefeitura de Imbé orientam a população sobre como agir em caso de emergência Foto: Divulgação

Em Imbé, já está definido que, caso haja desabrigados, o Ginásio Municipal Engenheiro Floreal Sala estará aberto para receber a população. O telefone da Defesa Civil é o 199. Como também há uma previsão de um volume considerável de chuvas, as saídas de praia já estão abertas para o escoamento mais rápido destas águas, com objetivo de evitar, ao máximo, pontos de alagamentos.

As definições ocorreram em reunião liderada pelo prefeito Ique Vedovato. No encontro estavam o vice-prefeito e secretário municipal de Desenvolvimento Social, Régis Cacetinho e integrantes da Secretaria Obras e Viação, de Segurança Pública e Trânsito e subprefeituras de Mariluz e Santa Terezinha.

Em Tramandaí, o ginásio da Zona Sul está apto a receber pessoas, caso haja necessidade, e lonas foram adquiridas pela prefeitura. 

Em Capão da Canoa, uma reunião definiu que ginásios das escolas e os do município (Orni Trespach e Otto Birlem) serão usados para desabrigados, caso tenha necessidade.

Em Osório, caso haja necessidade, as pessoas serão abrigadas no ginásio da Vila Olímpica. Nos distritos a secretaria também está preparando os ginásios de esportes para abrigar a população caso ocorra algum dano maior.

Atendimento

Em Osório, a Secretaria de Segurança Pública e Trânsito estará trabalhando 24 horas, a partir da tarde desta terça-feira, para atender possíveis danos. A população poderá contatar pelos telefones (51) 3663 6300, (51) 3601 1790 e (51) 9 9751 5996.

A prefeitura da Capital das Praias também emitiu um alerta em seu Facebook orientando a população sobre medidas de proteção e prevenção. O secretário de Segurança, Direitos Humanos e Transportes de Tramandaí e Coordenador da Defesa Civil no município, Claudiomir da Silva Pedro, diz que a prefeitura está preparada com os veículos da Secretaria de Obras e Guarda Municipal para auxiliar a população.

Em Arroio do Sal, a Defesa Civil atenderá as famílias que tiveram danos em suas propriedades e necessitarem de auxílio. Para isso devem contatar pelos telefones (51) 99630-9010 e/ou Bombeiros Voluntários pelos telefones (51) 99821-9404 ou (51) 99534-5149

Como ficam as aulas no litoral

Municípios do litoral norte já estão suspendendo aulas em função das condições climáticas previstas para as próximas horas. 

A prefeitura de Capão da Canoa informou pela manhã que decidiu suspender as aulas da rede municipal na tarde e noite desta terça-feira (17), bem como, na manhã de quarta-feira (18). Após esse período a situação deverá ser reavaliada.

Osório também suspendeu as aulas na quarta-feira em suas 26 escolas municipais, definições sobre como ficarão as aulas na quarta-feira na rede municipal de ensino do litoral norte devem ocorrer à tarde.

Em Imbé, na terça a tarde as aulas ocorrerão normalmente. A realização das atividades escolares na quarta-feira (18) será avaliada na tarde desta terça-feira.

Em Santo Antônio da Patrulha, as aulas estão suspensas a partir de hoje à tarde e por toda a quarta-feira. Os telefones da Defesa Civil são (51) 9 9955-7332 ou do Corpo de Bombeiros 193.

Em Cidreira, a prefeitura também comunicou a suspensão das aulas em seu Facebook. A Secretaria de Educação e Cultura comunica que as aulas estarão suspensas na tarde e noite na data desta terça-feira e quarta nos três turnos.

"Ressaltamos que não será prejudicada a frequência daqueles que não comparecerem", informa a nota. A prefeitura informa que está em monitoramento junto ao Corpo de Bombeiros. Em caso de de emergência os bombeiros atendem pelos telefones 193 ou 36811286 e a Brigada Militar pelo 190.

Em Tramandaí, as aulas estão suspensas hoje (terça) pela noite e na quarta-feira pela manhã e tarde. As aulas de quarta à noite estavam confirmadas, mas se algo mais grave acontecer poderá ter alteração.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.