Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Região PREPARE OS CASACOS!

Manhã gelada desta segunda-feira marca início de semana com temperaturas baixas

Para a metade da semana é esperado a chegada de uma massa de ar frio e ciclone; há possibilidade de neve para algumas cidades do Estado

Por Redação
Publicado em: 16.05.2022 às 11:15 Última atualização: 16.05.2022 às 11:27

A manhã gelada desta segunda-feira (16) marca a previsão de uma semana com temperaturas bastante baixas para o Estado. De acordo com a MetSul Meteorologia, o frio se intensifica porque, além da chegada de uma massa de ar frio entre esta terça (17) e quarta-feira (18), a costa Sul do Brasil também será atingida por um forte e atípico ciclone.

Frio na segunda-feira com temperatura marcando 7 graus por volta das 8h30 do dia 16 de maio
Frio na segunda-feira com temperatura marcando 7 graus por volta das 8h30 do dia 16 de maio Foto: Susi Mello/GES-Especial
Por volta das 8 horas, os termômetros em Novo Hamburgo registravam 7°C. Com a chegada do sol, as temperaturas na Região Metropolitana sobem um pouco durante a tarde, podendo chegar aos 16°C. Mas a noite o tempo volta a esfriar e a temperatura deve ficar entre os 12°C.

Para os vales do Paranhana e do Caí, hoje a mínima é de 8°C e a máxima de 16°C. Já na Serra, as temperaturas devem ficar entre 1°C e 14°C.

Apesar da forte onda de frio prevista para esta semana, as temperaturas não devem ultrapassar as marcas históricas do Estado para esta época do ano. As menores mínimas devem ocorrer na sexta-feira (20) e no fim de semana, quando a circulação de umidade de áreas de baixa pressão cessam e o tempo fica mais aberto e com ar seco. Nestes dias, o frio se intensifica ainda mais e os termômetros podem marcar 5°C na Região Metropolitana, além da possibilidade de geada.

Para o Vale do Sinos, além das temperaturas baixas, na terça, quarta e quinta-feira deve chover. Na terça, a mínima é de 9°C e a máxima de 14°C, na quarta as temperaturas ficam entre 11°C e 15°C e na quinta (19) entre 11°C e 16°C. Já na sexta (20) a previsão é de que a mínima seja de 8°C e a máxima de 16°C. No sábado (21), a mínima prevista é de 6°C e máxima de 19°C, e para o domingo (22), a mínima é de 5°C e máxima de 20°C.

Por conta da interação entre a circulação de umidade com o ar muito frio, haverá possibilidade de neve - não de forma expressiva - e chuva congelada em algumas cidades dos três estados do Sul na metade desta semana. No Rio Grande do Sul, a chance se concentra nos Campos de Cima da Serra, nos municípios com cota de altitude próxima ou acima de 1.000 metros, como Cambará do Sul e São José dos Ausentes.

Além disto, o ciclone previsto para esta semana alcançará diveros estados do País, mas o Rio Grande do Sul deve ser o mais afetado pelas rajadas de vento intensas. Contudo, o Vale do Sinos deve ser uma das regiões por onde o evento deve passar que será menos impactada.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.