Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Região AOS 90 ANOS

Morre Irmã Generosa, ex-diretora do Hospital Regina

Religiosa da Congregação das Irmãs de Santa Catarina também esteve à frente do Hospital São José, de Ivoti

Por Débora Ertel
Publicado em: 12.05.2022 às 12:13 Última atualização: 12.05.2022 às 12:52

Morreu nesta quinta-feira (12), aos 90 anos, a Irmã Generosa, ex-diretora do Hospital Regina, de Novo Hamburgo, e do Hospital São José, de Ivoti. A causa da morte não foi divulgada. Religiosa da Congregação das Irmãs de Santa Catarina, Generosa esteve à frente do Hospital Regina por mais de dez anos.

O velório será realizado a partir das 15 horas desta quinta-feira na Capela Central do Hospital Regina, com missa de corpo presente na sexta-feira (13), às 9 horas. O sepultamento ocorre em seguida no Cemitério Católico de Hamburgo Velho.

Generosa esteve à frente Hospital Regina por mais de dez anos
Generosa esteve à frente Hospital Regina por mais de dez anos Foto: Câmara de Vereadores de Novo Hamburgo
Em 2013, a freira recebeu o título de Cidadã de Novo Hamburgo pelos serviços prestados à saúde do município.

Pelas redes sociais, a congregação emitiu nota de pesar. “Obrigada querida Ir. Generosa por sua vida doada com especial carinho, dedicação e amor. Que o Senhor a receba na sua glória e paz eterna”. 

O Hospital Regina solidarizou-se com as religiosas. “O Hospital Regina presta seus votos de solidariedade à família e à Congregação das Irmãs de Santa Catarina neste momento de despedida."

Trajetória

Filha de Carlos Wittmann e Anna Reisdorfer Wittmann, Generosa foi batizada como Cyria Wittmann. Nasceu em 18 de março de 1932, em Picada Café, à época município de São Leopoldo. Sua formação inclui curso de formação de professores pela Escola Santa Catarina de Novo Hamburgo; Faculdade de Serviço Social pela PUCRS; e pós-graduação e especialização em Administração Hospitalar, pela Associação dos Hospitais do Rio Grande do Sul e Faculdade Porto-Alegrense.

Começou sua carreira profissional lecionando na Escola Santa Catarina, em Novo Hamburgo, em 1953. Mais ou menos na mesma época, atuou como voluntária no Serviço Social, no bairro Rio Branco, em Canoas. Logo após, de 1965 a 1968, dirigiu a Escola Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em São Gabriel. No ano seguinte, atuou como Coordenadora Provincial da Província Sul Brasileira, que abrange os Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Bahia e Amazonas. De 1975 até 1989, dirigiu a Escola Imaculada Conceição de Cachoeira do Sul.

Assumiu em 1979 a direção do Hospital Regina, em Novo Hamburgo. Na década de 1990, por cinco anos, atuou novamente como Coordenadora Provincial da Província Sul Brasileira. De 1996 a julho de 2000, foi diretora do Hospital São José em Ivoti. Depois, reassumiu o cargo de diretora do Hospital Regina. A partir de 2010, atuou no Hospital de Ivoti e na Pastoral como auxiliar hospitalar, ajudando e visitando doentes.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.