A Vigilância Sanitária de Montenegro já identificou mais de 20 piscinas em situação irregular. A água acumulada e sem tratamento é um risco para a proliferação do mosquito Aedes aegypti. Nesses locais, a Vigilância Sanitária tem multado os moradores e proprietários, em casos de estabelecimentos comerciais. A medida tem valores a partir de R$ 208,94.
Além de piscinas, estão sendo fiscalizados outras áreas. Recipientes como potes e garrafas podem se tornar atrair o mosquito da dengue. Conforme a coordenadora, os pneus também são apontados como criadouros do Aedes aegypti. Isso ocorre pois esses objetos ficam abandonados em locais isolados do terreno e acumulam água da chuva.
Até terça-feira (10), 188 pessoas já haviam testado positivo para dengue em Montenegro. Beatriz diz que as visitas estão sendo feitas, principalmente, nas casas dos moradores que estão com a doença. Segundo ela, é feito o acompanhamento para verificar o estado de saúde da pessoa e também “uma verificação no terreno e nos vizinhos em um raio de 150 metros”.