Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Região EM 3 EPISÓDIOS

Podcast para crianças narra a vida de personalidades da região

Série em áudio, cujo público-alvo são as crianças de seis a dez anos, argumenta que "heróis, ídolos e personagens inspiradores também podem ser gente daqui"

Por Por Redação
Publicado em: 04.04.2022 às 15:06

Um projeto inédito voltado para crianças e famílias foi lançado na região nesta segunda-feira (04), como uma alternativa ao entretenimento das telas. O podcast narrativo Figuras Históricas para Crianças estreia sua primeira temporada e tem como protagonistas três personalidades de Novo Hamburgo. O primeiro episódio, já disponível, narra a vida e obra de Alceu Feijó, fotojornalista conhecido por sua importância na história do jornalismo nacional e suas inúmeras histórias.

 Primeiro episódio, já disponível, narra a vida e obra de Alceu Feijó
Primeiro episódio, já disponível, narra a vida e obra de Alceu Feijó Foto: Mariana Mentz/Divulgação

"A trajetória de Feijó é admirável e cativante. Escolhemos sua vida para ser contada a crianças neste primeiro episódio, pois além de relevante, ele transitou por diferentes tecnologias ao longo de sua carreira, e isso pode gerar curiosidade nos pequenos", explica a jornalista Marina Mentz, responsável pela pesquisa histórica, roteiro e edição do projeto.

A escolha por um formato em áudio chega como uma alternativa de entretenimento e interação entre crianças, famílias e ambiente escolar para além das telas de computadores e celulares. O acesso aos episódios pode ser feito de forma gratuita em aplicativos de áudio.

"Ao ouvir a história nesse formato, sem aporte de vídeo ou imagem do livro físico, a criança abre um espaço para criação do cenário de um tempo diferente do seu. Mesmo narrando a história de pessoas que viveram em sua cidade, é a cidade de um outro tempo histórico. Isso abre espaço para ricas discussões culturais na escola e também na família. Imagina a conversa que pode acontecer com pais e avós que de fato conheceram aquele personagem ou viveram naquela Novo Hamburgo?", provoca a psicopedagoga e artista Marília Mentz, que no projeto se dedicou a fazer adaptação de roteiro para público alvo e locução.

Cada episódio será sobre uma diferente personalidade local, partido de Feijó e seguindo com figuras importantes das artes, da educação e cultura. O capítulo é roteirizado com narração, efeitos de áudio e trilha sonora, a partir de pesquisa documental e bibliográfica sobre cada personagem. Além disso, nas redes sociais do projeto serão disponibilizadas sugestões de temas para serem debatidos com as crianças após a audição dos episódios, seja em sala de aula ou em casa.

De acordo com Mariana Mentz, que completa o trio de produção, toda a identidade do projeto foi pensada para os pequenos. "Desde as cores até os ícones, todos foram cuidadosamente pensados para, de fato, nos conectarmos com o público infantil. O laranja, por exemplo, remete à alegria e quando combinado com o amarelo e o rosa, traz a sensação de conforto. A suavidade que usamos nos traços dos desenhos infantis colocados nas capas dos episódios foi pensada exatamente para parecer que uma criança ilustrou aquela história do seu próprio jeito. Além disso, optamos por usar o contraste entre as imagens dos personagens em preto e branco e os elementos coloridos, para dar a ideia de que o projeto fala sobre figuras históricas com um tom direcionado para crianças", explica a responsável pela assinatura visual do projeto.

A primeira temporada do podcast é apresentada pela Secretaria Municipal da Cultura de Novo Hamburgo e Bisque Laboratório Criativo, com financiamento do Fundo Municipal de Novo Hamburgo.

 

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.