Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Região TRABALHO OU DESCANSO

Afinal, carnaval é feriado?

Folga prolongada é costume histórico no País, mas só é oficial em alguns poucos lugares

Por João Linden
Publicado em: 26.02.2022 às 09:00 Última atualização: 26.02.2022 às 20:53

Você pensa que Carnaval é feriado? Carnaval não é feriado não. Por mais que essa tradicional paradinha no final verão seja tradicional e até cultural em muitos setores da economia brasileira, ela não é um feriado nacional. Na realidade, essa folga para as festas – interrompidas nos últimos anos em função da pandemia – só é oficial em alguns poucos lugares.

Clubes de Novo Hamburgo se reprogramam para o carnaval depois de nova alta de casos de Covid-19
Clubes de Novo Hamburgo se reprogramam para o carnaval depois de nova alta de casos de Covid-19 Foto: Pixabay
Um exemplo é o Rio de Janeiro, onde o uma lei estadual determina o feriado na terça-feira de Carnaval. Mas por que estamos habituados a também parar então? O que acontece na maioria das cidades é que, em função do apelo popular desta festa, muitas prefeituras decretam ponto facultativo, uma espécie de feriado válido apenas para os serviços públicos não essenciais.

O que habitualmente ocorre é que a força que a tradição que Carnaval possuí no histórico nacional faz com grande parte da inciativa privada siga junto nesta folga prolongada. “Um exemplo é a universidade em que leciono”, ressalta o professor de direito da Feevale Emerson Tyrone Mattje. “Também pode não se vantajoso abrir as portas se a grande parte da sociedade estará parada”, acrescenta Mattje.

Diferenças

O professor ressalta ainda que, por não ser feriado, os trabalhadores têm a obrigação de atuar se o empregador assim optar. “Faltas injustificadas podem ocasionar punições previstas em lei”, explica o professor.

Já nos feriados a situação se inverte. O funcionário tem o direito à folga. Se trabalhar, o empregador tem a obrigação de pagar dobrado ou compensar a folga em outro dia.

Como ficam os principais serviços na região

Veja como ficam os serviços essenciais na segunda (28), terça (1º) e quarta-feira (2), em Canoas, Gramado, Novo Hamburgo e São Leopoldo.

Canoas

Gramado

Novo Hamburgo

São Leopoldo

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.