A semana será marcada pelo retorno gradual das aulas nas cidades da região. Nesta segunda-feira (7), a rede municipal de Nova Hartz, Brochier e São Francisco de Paula retomam as aulas presenciais. Na quarta-feira (09), é a vez de Parobé e Ivoti voltarem com as atividades em salas de aula. Ao longo do mês outras escolas também reabrirão, assim, a previsão é que as instituições retomem as atividade até o final de fevereiro.
Canoas é um dos poucos municípios que ainda não definiu uma data de retorno das aulas presenciais. Uma reunião marcada para esta segunda-feira deve definir os protocolos de retorno e também a data de retomada das aulas.
Vacinas
Uma polêmica que se instalou é a respeito da obrigatoriedade das vacinas para que as crianças voltem à sala de aula. As vacinas já estão disponíveis para crianças a partir dos 5 anos, mas quem não for imunizado não será proibido de frequentar as aulas.
Mesmo assim, o Conselho Nacional de Procuradores do Ministério Público dos Estados e da União (CNPG) está orientando, através de nota técnica, que as escolas exijam a apresentação da carteira de vacinação completa, incluindo aí as doses de prevenção à Covid-19, no ato de matrícula e rematrícula. Mas mesmo quem não tiver o esquema completo, não poderá ter sua matrícula ou presença nas aulas negada.