A Prefeitura de Novo Hamburgo irá informar ao Ministério Público sobre a ação criminosa realizada na cidade na manhã desta quarta-feira (26), em que carros de som passaram por bairros divulgando mensagens contra a vacinação de crianças. Em nota, o município se referiu às informações divulgadas como 'fake news'.
"Após receber denúncias da população pelas redes sociais da Prefeitura de Novo Hamburgo, de que carros de som estavam percorrendo bairros da cidade espalhando fakenews sobre a vacinação de crianças, a Guarda Municipal (GM) de Novo Hamburgo apreendeu os veículos e os conduziu até a Delegacia de Polícia, onde foi feita ocorrência e os veículos encaminhados para depósito do Detran", informa a Prefeitura.
Na ação da GM, foram apreendidos uma caminhonete Fiat Fiorino, no bairro Rio Branco, e um Fiat Uno, no bairro Guarani. Os condutores foram responsabilizados por Infração de Medida Sanitária Preventiva.
De acordo com a Prefeitura, o caso ganha ainda mais relevância pelo fato de todo o Estado ter iniciado nesta a vacinação do público infantil nesta quarta-feira.
Secretário municipal de Saúde, Naasom Luciano também lamenta a ação e afirma que já está provado que as vacinas têm sido as responsáveis por frear o número de óbitos e internações por Covid-19. “Contra a ciência não há argumentos. A verdade é que, na medida que a vacinação vai avançando, observa-se queda no número de mortes e internações”, destaca. “As vacinas já se mostraram seguras. Quem ama protege e vacina”, destaca.