Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Região EVENTO

Feira da Melancia e Sapecada do Milho é neste fim de semana em Taquara

Programação começa nesta sexta-feira (7) e segue até dia 31 de janeiro

Publicado em: 07.01.2022 às 05:00 Última atualização: 07.01.2022 às 09:57

Desta sexta-feira (7) até 31 de janeiro, na Rua Coberta de Taquara, ocorre a Feira da Melancia e Sapecada do Milho. Mesmo sem a comercialização de milho verde por causa da estiagem, haverá momentos para degustação de pratos. O evento é organizado por prefeitura, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Sindicato Rural do Vale do Paranhana, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater).

Angeli é responsável pelo preparo do milho verde
Angeli é responsável pelo preparo do milho verde Foto: Cristiano Vargas/Prefeitura de Taquara

Segundo o tradicionalista Marco Aurélio Angeli, conhecido como Zoreia, responsável pela sapecada do milho verde durante a feira, o evento fará um resgate cultural. "Esta é uma alimentação deixada de herança pelos nossos indígenas que depois serviu também de base para a alimentação de nossos colonizadores, pois onde existia plantação de milho, existia alimento. E isso ocorre até hoje. Será uma mostra culinária para que a comunidade valorize o que temos, pois muitas vezes, só se come ou se conhece o milho verde quando se está na praia, mas o grão é empregado na nossa alimentação diária como matéria prima de diversos outros alimentos", explica Angeli.

A sapecada ocorrerá em quatro momentos durante a feira. No dia 15, logo após a solenidade oficial, às 10h30, e às 16 horas; e no dia 16, nos mesmos horários.

Segundo Angeli, o prato além de típico e saboroso é muito fácil de ser preparado. Basta largar as espigas de milho ainda com a palha e os "cabelos" diretamente sobre a brasa ou colocá-las em cima de uma grelha, assim que começarem a secar e queimar estão prontas. "Vamos levar esta forma de preparo mais rústico do milho para a comunidade conhecer um pouco mais a nossa cultura", destaca.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.