O prefeito Marcos Aguzzolli decretou nesta terça (4) situação de emergência na área rural em decorrência da estiagem e da seca que assolam o Estado e o município de São Francisco de Paula. O documento, para fins práticos, permite a construção de estrutura física para captação de água das nascentes, arroios, rios e banhados, visando a proteção e o atendimento das necessidades básicas das unidades familiares rurais, além de agilizar a aquisição materiais necessários para dar atenção aos atingidos.
O secretario de Agricultura Alexandre Bossle destaca as ações que estão sendo tomadas neste momento, como o apoio para a execução de bebedouros para animais e abastecimento de água nas localidades que sofrem com a falta de água potável por “bombonas” e caixas d’água. “O estado de calamidade é, sobretudo, um mecanismo para que possamos ajudar nossa população do interior de forma mais rápida e assertiva. A Secretaria está disponibilizando formulário para que os produtores solicitem apoio”, destaca.
Atualmente, três poços artesianos encontram-se em processo de contratação para instalação e outros oito poços já possuem estudo para viabilizar operação, o que deve acabar com a falta de água potável no interior de São Chico.