Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Região DESTAQUE NO BRASIL

Gaúcha conquista recorde nacional com montagem do maior quebra-cabeça do mundo

Engenheira de Carlos Barbosa, na serra, se destacou após concluir jogo de 54 mil peças

Por Kassiane Michel
Publicado em: 07.12.2021 às 16:25 Última atualização: 07.12.2021 às 16:36

Janice Giacomoni Bragagnolo, de 57 anos, costuma montar quebra-cabeças nas horas vagas. Porém, o que poderia ser somente um passatempo, virou motivo de orgulho para a engenheira civil de Carlos Barbosa, na Serra. Janice alcançou os títulos de Maior quebra-cabeça montado e de Quebra-cabeça montado em menos tempo. As 377 horas de trabalho foram reconhecidas pela Rank Brasil, entidade responsável pelo registro e homologação de recordes no País. O jogo foi iniciado no dia 9 de junho deste ano e finalizado em 24 de outubro.

Gaúcha conquista recorde nacional após montar maior quebra-cabeça do mundo
Gaúcha conquista recorde nacional após montar maior quebra-cabeça do mundo

Após terminar o quebra-cabeça, Janice enviou as comprovações do feito para a instituição. O recorde foi homologado no início de novembro. "Para mim, este recorde significa um reconhecimento de um hobby que tanto amo. Acredito que a conquista me incentiva a seguir buscando maiores desafios", disse.

A engenheira dedicou 138 dias à montagem do jogo Travel Around Art’, da marca Grafika, que tem 54 mil peças e mede 8,64 metros de comprimento por 2,04 metros de altura. "A imagem traz mais de 50 obras de arte famosas do mundo, entre elas peças de Van Gogh, Leonardo da Vinci e Gustav Klimt", afirma Janice.

Gaúcha conquista recorde nacional após montar maior quebra-cabeça do mundo
Gaúcha conquista recorde nacional após montar maior quebra-cabeça do mundo Foto: Arquivo pessoal

Passatempo antigo

A engenheira monta quebra-cabeças há mais de 15 anos, quando comprou um jogo de mil peças em uma tabacaria do litoral. “Os quebra-cabeças sempre foram meu passatempo durante os verões no litoral, já que não sou uma pessoa adepta à praia e ao sol”, disse. Ela conta que foi aumentando o desafio aos poucos. Encontrei um de 5 mil peças, com a imagem da obra de Michelangelo, a “Criação do Mundo”.

"A fama dos desafios pegou. Atualmente, as pessoas da minha família e amigos me presenteiam com quebra-cabeças cada vez mais difíceis", afirma. Seus irmãos a presentearam com um quebra-cabeça de 18 mil peças trazido da Argentina, em 2010, e a desafiaram a montá-lo, mas ela só começou a montagem em 2016.

Assim, ela diz que surgiu sua paixão por quebra cabeças- gigantes. “Encontrei um de 32 mil peças até o atual de 54.000 peças que é o maior do mundo atualmente. Não importa tanto o país ou o motivo, mas o número de peças”, conta.

Em 2020, após montar um jogo de 51.300 peças chamado “27 Maravilhas ao redor do Mundo”, Janice se tornou recordista pela primeira vez com o título de Maior quebra-cabeça montado no Brasil, recorde superado por ela mesma neste ano.

Uma prática diária

No turno noturno é quando Janice se dedica à montagem de quebra-cabeças. “Em casa, tenho uma mesa um pouco maior, específica para a montagem”, afirma.

Ela explica que o nível dos jogos não depende apenas do número de peças, já que existem quebra-cabeças de diferentes formatos, com misturas de cores ou monocromáticos, como um de mil peças todo branco que ela possui.

Após montados, os quebra-cabeças são colocados em quadros e expostos em diferentes locais. "Tenho alguns na minha casa, em uma loja de brinquedos e em um estúdio de pilates", afirma Janice.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.