Até esta terça-feira (30), interessados em participar da Consulta Popular poderão votar virtualmente, por meio do aplicativo Colab ou pela internet.
Instituída em 1998 pelo governo do Estado, a consulta permite aos votantes que definam diretamente parte dos investimentos a constarem no orçamento estadual. Neste ano, o valor disponibilizado será de R$ 30 milhões para as 28 regiões dos Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes). A verba é distribuída de acordo critérios como população de cada região e o Índice de Desenvolvimento Socioeconômico (Idese).
Neste ano, em sua primeira fase, a Consulta Popular recebeu cerca de mil ideias enviadas por cidadãos. As propostas foram selecionadas após o término do prazo de envio, com base em uma análise técnica, a partir de critérios como viabilidade de execução, orçamento, competência, afirma o governo.
As cédulas de votação da Região das Hortênsias da Consulta Popular 2021, conterão as proposições do plano de sinalização turística na Região das Hortênsias; proposta de valorização da cultura local e regional para o fortalecimento de outros setores do desenvolvimento, especialmente do Turismo e proposta a trilha de longo curso “Caminho das Araucárias”.
Na votação da Consulta Popular 2021, a comunidade irá eleger dentre três projetos, apenas um, para que seja aplicado o valor de R$ 1.028.571,43, o qual será dividido entre os municípios que compõem a Região das Hortênsias, os quais são: Cambará do Sul, Canela, Gramado, Jaquirana, Nova Petrópolis, Picada Café e São Francisco de Paula.