Lançado virtualmente nas redes sociais em março de 2021, o documentário que narra a história dos 150 da Antiga Igreja Matriz de São Miguel de Dois Irmãos, hoje Espaço Cultural Antiga Matriz, terá a sua primeira exibição pública no próximo domingo (17), às 18h30, com entrada gratuita.
O lançamento presencial marca tanto o aniversário da Associação de Amigos do Patrimônio Histórico e Cultural de Dois Irmãos (AAPHeCDI), que completa 26 anos de atuação no dia 17 de outubro, como também celebra a reabertura do espaço cultural, fechado ao público desde março de 2020.
A exibição seguirá os protocolos de segurança contra a Covid-19, como o uso obrigatório de máscara, aplicação de álcool gel e o distanciamento entre os assentos. O local estará funcionando com um terço de sua capacidade e, quando forem esgotados os assentos disponíveis, não será mais permitido o acesso ao Espaço Cultural Antiga Matriz.
No momento, a visitação ao Espaço Cultural está acontecendo em datas determinadas, sendo as próximas nos dias 16, 23, 24 e 31 de outubro e nos dias 7 e 14 de novembro, sempre no período da tarde.
Durante o Natal dos Anjos, o local estará aberto de quintas-feiras a domingos, em horários que serão divulgados posteriormente.
O longa-metragem, com 71 minutos de duração, faz um breve registro histórico sobre a Antiga Igreja Matriz de São Miguel, propriedade tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (Iphae), pela prefeitura de Dois Irmãos.
Contextualizando ao público os diferentes períodos do antigo templo religioso até a sua nova utilização como equipamento cultural, a narrativa é entremeada por depoimentos afetivos e apresentações musicais e evidencia a participação comunitária para erguer, manter e preservar o bem.