Publicidade
Notícias | Região combate à pandemia

Canela terá horário estendido para vacinação contra a Covid-19 nas quartas-feiras

Centro de Feiras ficará aberto também das 17 às 20 horas

Publicado em: 14.09.2021 às 08:05 Última atualização: 14.09.2021 às 08:22

A Secretaria de Saúde de Canela adotou uma nova medida com o intuito de facilitar o acesso da população as vacinas contra o coronavírus. De acordo com a Prefeitura, após ser realizado com sucesso de forma experimental, o horário estendido para imunização no Centro de Feiras, das 17  às 20 horas, será prorrogado a partir desta semana, sempre nas quartas-feiras, tanto para aplicação das primeiras como segundas doses.

Centro de Feiras de Canela Foto: Divulgação PMC
“Tivemos uma excelente aceitação nas ocasiões em que colocamos em prática o horário estendido. É um facilitador para aquelas pessoas que não conseguem se descolar em horário comercial em função de compromissos profissionais”, analisa a secretária de Saúde, Patrícia Valle.

Além do horário estendido nas quartas, a imunização segue ocorrendo normalmente de segunda a sexta-feira, das 8 horas às 16h30, no Centro de Feiras. A primeira dose está disponível para toda população adulta, ou seja, pessoas com 18 anos ou mais. Para completar o esquema vacinal, o intervalo entre as duas doses da Pfizer é de dez semanas, entre as duas doses da AstraZeneca (Oxford/Fiocruz) é de oito semanas e o intervalo entre as duas doses da CoronaVac é de 21 dias. 

Segundas doses nos bairros

Outra novidade é que as segundas doses estarão disponíveis semanalmente nas manhãs de quartas-feiras, das 8 às 11 horas, nas Unidades Básicas de Saúde dos bairros Canelinha, São Luiz, Leodoro de Azevedo e Santa Marta.

De acordo com a Secretaria de Saúde, a imunização nas unidades ocorre somente em um turno, apenas em um dia da semana, para evitar o desperdício de doses. “As sobras dos frascos são encaminhadas ao Centro de Feiras, para aplicação no turno da tarde”, explica a enfermeira Magali Dell Valle Cavinato.

69% dos canelenses receberam a primeira dose

Das 52.382 doses recebidas até a última sexta-feira (10), 49.472 já estão nos braços da população, o que representa 94% no índice de aplicação.

Foram aplicadas 31.306 doses referentes as primeiras doses, o que significa que 69,5% dos canelenses receberam ao menos uma dose. Já 16.824 pessoas receberam as duas doses e 1.342 foram imunizadas com a dose única, totalizando 40,3% da população com o esquema vacinal completo.  

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.