Publicidade
Notícias | Região Atenção!

Todas as unidades de saúde de Canela vão realizar atendimentos de sintomas gripais

Medida começa a valer a partir da próxima segunda-feira (18) para descentralizar a procura por exames na Tenda, junto ao Hospital de Caridade

Publicado em: 13.01.2021 às 13:33

Unidade de Saúde Central de Canela Foto: Prefeitura de Canela/ Divulgação
A Secretaria de Saúde de Canela e o Centro de Operações de Emergência (COE) realizarão mudanças no fluxo de coletas de testes da Covid-19. Para descentralizar a procura por exames na Tenda junto ao Hospital de Caridade e aprimorar o rastreamento dos pacientes, para evitar o agravamento do quadro, a partir da próxima segunda-feira (18), todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) vão executar o atendimento de pessoas que apresentarem sintomas de síndrome gripal.

De acordo com a Prefeitura, a alteração ocorre com embasamento técnico na nota informativa 24, do COE Estadual, documento orientador sobre organização interna das equipes de atendimento básico voltadas ao enfrentamento do coronavírus. 

As UBS’s passarão a ser responsáveis pelo atendimento médico, pelo fornecimento do Termo de Isolamento e pelo agendamento das coletas RT-PCR (testes). A entrega dos medicamentos durante a semana será na Farmácia Municipal, devendo ser feita por um familiar. Já no período noturno e aos finais de semana a entrega dos medicamentos ocorrerá no HCC.

A secretária de Saúde de Canela, Patrícia Valle, ressalta que a medida possibilitará um atendimento mais próximo para todos os canelenses. “Assim vamos acolher o paciente no seu bairro, próximo da sua casa”, avalia Patrícia. Já a enfermeira Magali Dell Valle Cavinato lembra que o tipo de teste que será oferecido nas UBS’s é reconhecido como ‘padrão ouro’. “Oferece uma maior confiabilidade nos resultados”, afirma Magali.

Atendimentos na Tenda continuam

A Tenda, estrutura anexa ao Hospital de Caridade de Canela (HCC) continuará aberta 24 horas, prestando atendimento à população e aos visitantes. O espaço ficará destinado para receber pacientes com sintomas graves, urgências e para atendimentos no turno da noite e aos turistas.

A secretária Patrícia Valle lembra que além de beneficiar a população local a ampliação dos serviços para as UBS’s atende exigências do Ministério da Saúde. “Estamos recebendo recursos do governo federal que devem ser aplicados na atenção primária para o enfrentamento ao coronavírus. Neste momento de crise não podemos correr o risco de perder esses recursos vinculados”, analisa.

Profissionais de saúde

A Secretaria Municipal de Saúde destaca que disponibiliza Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s) para todos os profissionais que vão atuar diretamente nas coletas de do exame RT-PCR.

Os ambientes das UBS’s também serão higienizados constantemente com álcool 70% nas superfícies e desinfetante adequado para limpeza do chão, conforme a Secretaria. “Os servidores são o nosso maior patrimônio e estamos cumprindo todos os protocolos para garantir a saúde de todos”, conclui a secretária Patrícia Valle.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.