Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Região Novos decretos

Gramado e Canela permitem abertura de comércio a partir desta sexta-feira

Prestadores de serviço, lancherias e restaurantes também poderão funcionar em Gramado, desde que atendam as novas normas restritivas

Publicado em: 16.04.2020 às 19:08 Última atualização: 17.04.2020 às 13:46

Movimentação gradativa em Gramado durante pandemia Foto: Mônica Pereira/GES-Especial
Foi assinado no início da noite desta quinta-feira, dia 16, o novo decreto fixando regras para o funcionamento dos estabelecimentos comerciais, prestadores de serviço, lancherias e restaurantes em Gramado. “São normas restritivas, não proibitivas”, afirma o prefeito Fedoca Bertolucci. O decreto mantém o fechamento dos hotéis e pousadas, atendendo recomendação do próprio Sindicato da categoria. Os parques e praças também permanecem fechados.

O decreto também determina a volta às atividades de todos os servidores públicos municipais. O atendimento ao público ocorrerá somente de manhã, enquanto a tarde o expediente será interno. Idosos terão atendimento exclusivo na Prefeitura das 10h30 às 11h30.

Outra decisão do decreto é o retorno do estacionamento rotativo a partir deste sábado.

Confira a íntegra do decreto.

Estabelecimentos comerciais devem seguir as orientações de segurança

A partir do Decreto Nº 55.184, do Governador do Estado do Rio Grande do Sul, que flexibiliza a abertura do comércio dos municípios sobre jurisdição da AMSERRA – Associação dos Municípios de Turismo da Serra, e após reunião com todos os prefeitos da mesma entidade, realizada na manhã desta quinta-feira (16), por videoconferência, o Executivo Municipal de Canela, através de suas principais lideranças (Prefeito, Vice, Coordenador do Controle Interno, PGM, Secretários e Adjuntos), e em conjunto com o presidente da Câmara de Vereadores, Procurador e Diretor do Legislativo, além dos quatro líderes de bancadas, definiu pela liberação do comércio em geral no município de Canela a partir desta sexta-feira (17).

A decisão contou com apoio de entidades como a ACIC – Associação Comercial e Industrial de Canela e o SindTur Serra Gaúcha. “Temos que seguir o Decreto do Estado por orientação do Ministério Público Estadual e da Procuradoria Geral de Justiça. Também tivemos apoio de entidades de Canela e região que concordam com a nossa decisão”, avalia o prefeito Constantino Orsolin.

Cabe destacar que os estabelecimentos comerciais devem seguir as orientações do Ministério da Saúde e da OMS – Organização Mundial da Saúde, visando a segurança e a saúde de colaboradores e clientes. “Todos os trabalhadores devem estar com máscaras e os estabelecimentos precisam disponibilizar álcool gel aos colaboradores e clientes. E é muito importante que as pessoas procurem o Hospital de Caridade de Canela ao sentirem sintomas de gripe. Foi uma decisão tomada de mãos dadas entre os Poderes Executivo e Legislativo, juntamente com entidades e empresários”, destaca o prefeito Constantino Orsolin.

O novo decreto municipal deve ser publicado no site da Prefeitura de Canela ainda na noite desta quinta-feira. Empreendimentos turísticos como hotéis, pousadas, parques e museus seguem fechados para atendimento ao público. A rede hoteleira será autorizada a receber apenas hóspedes que estejam a serviço no município, atendendo atividades que estão dentro da flexibilização.

Nova Petrópolis liberou comércio e serviços nesta quinta

O prefeito de Nova Petrópolis, Régis Luiz Hahn, comunicou no final da tarde desta quinta-feira (16), que a cidade está, gradativamente, voltando a sua normalidade. Com base nas normas apresentadas pelo governo Estadual, Hahn afirma que seguirá cumprindo o Decreto Municipal 66, em que estabelece a abertura do comércio em geral e a prestação de serviços desde esta quinta-feira a partir desta quinta-feira, dia 16.

“É fundamental que todos observem e apliquem as medidas sanitárias de prevenção contra o coronavírus, como evitar aglomerações, limpeza de superfícies e disponibilização de álcool gel, por exemplo, além disso, recomendamos o uso de máscaras pela população”, aponta o prefeito. Algumas restrições e proibições, previstas no decreto 66, seguem em vigor até o dia 30 de abril. Nesta sexta-feira, dia 17, a empresa Zona Azul retornará a cobrança do estacionamento rotativo na cidade.

Um estudo com evidências científicas foi solicitado por Hahn para a Secretaria Municipal de Saúde que deverá embasar um futuro decreto municipal. A conclusão deverá sair na próxima quarta-feira, dia 22. “A ciência determinará as próximas ações da administração municipal e do comitê de crise de Nova Petrópolis. O distanciamento social é muito importe ao combate do coronavírus”, afirma.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.