Publicidade
Acompanhe:
Notícias | Região Serra Gaúcha

Sema pede mais prazo para devolver o cervo Chico para São Francisco de Paula

Cervo levado para a Aldeia do Papai Noel deveria voltar à antiga propriedade nesta quarta-feira (27)

Por Bruna Mattana
Última atualização: 28.11.2019 às 10:33

Veado Chico, em São Francisco de Paula Foto: Paradouro Rota das Barragens/reprodução
Se encerra nesta quarta-feira (27), às 23h59, o prazo para que o cervo Chico seja devolvido a uma propriedade, em São Francisco de Paula, de onde foi capturado pela Divisão de Fauna, no dia 13 de setembro. O animal foi retirado do local e levado à Aldeia do Papai Noel, em Gramado, após uma decisão da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema), sob alegação de que, por ser um animal exótico, Chico não poderia viver solto na mata, devendo ser encaminhado a um cativeiro.

No entanto, a notícia de que o cervo estava na Aldeia do Papai Noel causou revolta à comunidade e resultou em inúmeras manifestações nas redes sociais, inclusive com o uso da hashtag #DevolvamOChico.'

Após a advogada Daniela dos Santos Pinto entrar com uma ação contestando a decisão, no último dia 18, o juiz da Comarca de São Francisco de Paula, Carlos Eduardo Lima Pinto, entendeu que a medida mais cabível para o bem-estar do animal era a "imediata devolução do animal ao local", ou seja, a retirada do veado do parque turístico. 

Segundo Daniela, a data limite para devolução de Chico seria nesta quarta-feira. Procurada, a Sema informou, entretanto, por meio de sua assessoria de imprensa, que a Procuradoria-Geral do Estado está pedindo mais prazo para cumprir a decisão, justificando a "necessidade de uma mobilização e recursos para fazer a transferência sem prejudicar o bem estar do animal".

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.