Publicidade
Acompanhe:
Notícias | Região Saúde

Canela e Gramado já vacinam crianças contra o sarampo

Campanha iniciou na segunda-feira e segue até o dia 25 de outubro; Dia D está programado para o dia 19

Última atualização: 09.10.2019 às 11:15

A Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo em Canela e Gramado iniciou na segunda-feira (7). Nesta primeira fase, o público-alvo são as crianças de 6 meses até 4 anos, 11 meses e 29 dias, e é preciso que os pais levem a carteira de vacinação das crianças e cartão do SUS.

Em Canela, as doses são aplicadas nas unidades de saúde: Canelinha, Santa Marta, Leodoro de Azevedo, São Luiz e Centro Materno Infantil. O horário de atendimento, em todas as UBS, é das 7h15 às 11h30 e das 13h às 16h30.

Já em Gramado, as vacinas podem ser feitas nos bairros Moura (na Escola Caic), no Centro, Pórtico e Várzea Grande.

Será aplicada a vacina da tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba), além de revisada a carteira de vacina. Se necessário, a criança receberá mais um reforço do sarampo, tudo para evitar que, a exemplo de várias localidades pelo país, a região não tenha muitos casos da doença.

DIA D será 19 de outubro

O dia D da campanha será em 19 de outubro. “A participação da população elencada na campanha é de extrema importância, pois é com a vacinação que evitamos o retorno de doenças e ficamos imunizados. Essa estratégia busca a vacinação indiscriminada de toda a população elencada ou com esquemas de vacinação incompletos, visando melhorar as coberturas vacinais e assim manter controladas, eliminadas ou erradicadas as doenças imunopreveníveis”, diz a enfermeira Magali Dell Valle Cavinato, da Vigilância Epidemiológica da Secretaria da Saúde de Canela.

Saiba mais sobre o sarampo abaixo, conforme dados do site do Ministério da Saúde

O que causa?
A transmissão do vírus por via aérea, ao tossir, espirrar, falar ou respirar. O sarampo é tão contagioso que uma pessoa infectada pode transmitir para 90% das outras próximas que não estejam imunes. A transmissão pode ocorrer entre 4 dias antes e 4 dias após o aparecimento das manchas vermelhas pelo corpo.

Quais as complicações do sarampo para as crianças?
O sarampo é uma doença grave que pode deixar sequelas por toda a vida ou causar óbito. Por isso, é fundamental se vacinar.

Pneumonia – Uma em cada 20 crianças com sarampo pode desenvolver pneumonia, causa mais comum de morte por sarampo.

Otite média aguda (infecções de ouvido) – Ocorre em cerca de 1 em 10 crianças com sarampo e pode resultar em perda auditiva permanente.

Encefalite aguda – Uma em cada 1.000 crianças pode desenvolver essa complicação e 10% delas podem morrer.

Morte – Uma a 3, a cada 1.000 crianças doentes, podem morrer em decorrência de complicações da doença.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.