Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | País PRECIPITAÇÃO INVERNAL

Entenda por que Estado pode ter chuva congelada e neve nos próximos dias

Potente massa de ar frio e ciclone que pode se transformar em furacão favorecem precipitações invernais no Sul do País

Por Redação
Publicado em: 17.05.2022 às 09:23 Última atualização: 17.05.2022 às 11:55

A massa de ar frio que chegou ao RS – em meio à alerta de ciclone que pode se transformar em furacão – causou chuva congelada no Sul do País. Na madrugada desta terça-feira (17), houve registro do fenômeno em São Joaquim, no Planalto Sul de Santa Catarina.

A MetSul Metorologia não descarta a possibilidade de neve ou chuva congelada no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná entre hoje e quarta-feira (18). 

O frio deve atingir, até o meio da semana, praticamente metade dos estados brasileiros e alcançará até algumas áreas do Norte e do Nordeste do Brasil.

Frio intenso no Sul

O frio será mais intenso entre esta terça-feira e quarta-feira, segundo a MetSul Meteorologia, que esclare que as mínimas não devem ser muito baixas devido às nuvens da circulação ciclônica, mas as máximas serão baixas com tardes muito frias. A previsão é de que alguns pontos de áreas serranas fiquem de 48 horas a 72 horas seguidas com marcas abaixo de 10ºC.

Na sexta-feira e no próximo fim de semana, quando o ar ficar mais seco, devem ocorrer as menores mínimas, com marcas de até 5ºC ou menos na Grande Porto Alegre e de até 3ºC ou 4ºC nos Aparados da Serra ou 5ºC negativos ou menos no Planalto Sul Catarinense.

Neve, chuva congelada e geada

A condição do tempo com o ciclone, com circulação de umidade com áreas de baixa pressão, traz chance de precipitação invernal para áreas mais altas, especialmente entre hoje e amanhã.

"Com a circulação ciclônica se formam nuvens de desenvolvimento vertical que não raro neste tipo de situação pode causar pancadas isoladas de neve forte de curta duração capazes de gerar acumulação em poucos minutos", diz a MetSul.

No Rio Grande do Sul, a chance de neve e chuva congelada se concentra nos Campos de Cima da Serra, como Cambará do Sul e São José dos Ausentes.

A previsão não indica precipitação de neve expressiva.

A nebulosidade afasta o risco de geada no RS na maioria dos próximos dias. Com o fim da circulação ciclônica, deve gear em muitas áreas do Sul do país e forte em alguns municípios.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.