O primeiro eclipse solar do ano poderá ser observado neste sábado (30), a partir de algumas regiões remotas do planeta. O fenômeno astronômico terá início às 15h45, e será transmitido pelo canal do YouTube do Observatório Nacional, com comentários da astrônoma Josina Nascimento.
O público pode acompanhar a live a partir das 15 horas pela página do Observatório Nacional.
Em 2022 haverá somente dois eclipses do Sol, ambos parciais e não visíveis no Brasil. Para compensar, o único eclipse da Lua deste ano, que vai ocorrer de 15 para 16 de maio, será um eclipse total e totalmente visível em todo o Brasil. E, em outubro do ano que vem, haverá eclipse anular do Sol visível no Brasil!
Eclipses solares ocorrem quando a Lua fica entre o Sol e a Terra, projetando uma sombra sobre o planeta. A sombra mais escura, onde toda a luz solar é bloqueada, é chamada umbra. Em torno da umbra se define a sombra mais clara, a penumbra, onde a luz solar é parcialmente bloqueada.
Se o observador está na estreita faixa da Terra atingida pela umbra, ele vai ver o eclipse total. Se está na área atingida pela penumbra, verá como parcial. "E, nos casos em que não há definição da umbra, como nos eclipses solares de 2022, temos somente eclipse parcial."
Em média, um eclipse total do Sol ocorre a cada 18 meses, mas, por serem visíveis somente em estreita faixa sobre a Terra, parecem muito raros.