Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Novo Hamburgo PATRIMÔNIO HAMBURGUENSE

Restauração da Casa da Lomba aguarda liberação federal

O espaço cultural que fica no bairro rural do Município está fechado desde agosto de 2017

Por Débora Ertel
Publicado em: 19.05.2022 às 03:00 Última atualização: 19.05.2022 às 15:05

Patrimônio histórico e antigo espaço cultural do bairro rural hamburguense, a Casa da Lomba está fechada desde agosto de 2017, com mofo e o mato alto dominando a fachada. Nos últimos dias, moradores fizeram protesto silencioso pedindo providências.

Casa da Lomba está tomada pelo mato e pela sujeira
Casa da Lomba está tomada pelo mato e pela sujeira Foto: Adriana Lima/GES-Especial

O prédio aguarda por obras de restauração. Conforme o Ministério Público, as melhorias ainda não aconteceram porque dependem de uma aprovação do governo federal.

Revoltado com a situação, o zelador Jurandir da Silva, 57 anos, colou cartazes na frente do local em um sábado à tarde para chamar a atenção das autoridades. Acompanhado do amigo, o cuteleiro Emerson Gomes, 36, que também mora na Lomba, eles passaram a tarde em frente ao local.

Jurandir e Emerson pedem mais atenção para o espaço
Jurandir e Emerson pedem mais atenção para o espaço Foto: Adriana Lima/GES-Especial

Desabafo

"Olha isso, está abandonada, caindo aos pedaços, isso aqui está esquecido. É muito triste pensar que antes aqui tinha capoeira, computação, meus sobrinhos se formaram no coral daqui", lamentou Silva, fazendo referência às atividades culturais que ocorriam na Casa da Lomba até o seu fechamento.

Segundo o Ministério Público, a explicação para a restauração do imóvel histórico não ter saído do papel está relacionada com o regime de recuperação fiscal a que aderiu o Rio Grande do Sul.

No dia 28 de janeiro, a Secretaria do Tesouro Nacional (STN) aceitou o pedido do Estado para apresentar um plano de reestruturação das finanças públicas. O regime, que teve mais uma etapa aprovada nos últimos dias na Assembleia Legislativa, vai permitir que o Piratini faça o refinanciamento da dívida de R$ 70 bilhões com a União.

Ocorre que por conta deste plano, todos os investimentos do Estado permaneciam congelados, incluindo o projeto da Casa da Lomba.

Recursos

O recurso de R$ 1 milhão para a restauração da Casa da Lomba é de um edital do Fundo Para Reconstituição de Bens Lesados (FRBL), vinculado ao Ministério Público. Novo Hamburgo foi contemplada no dia 23 de agosto de 2021.

De acordo com a assessoria do MP, o convênio já foi celebrado com a Prefeitura de Novo Hamburgo, mas depende da aprovação da recuperação fiscal do Rio Grande do Sul para a liberação da verba.

Inclusive, a informação é de que o projeto já está aprovado e é considerado tecnicamente viável.

*Colaborou: Adriana Lima

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.