Desde a quarta-feira (4), pessoas com 70 anos ou mais podem receber mais uma dose da vacina contra a Covid-19. Em Novo Hamburgo, a vacinação desta segunda dose de reforço - que é a quarta dose, ao todo - está disponível na Casa da Vacina, de segunda a sexta-feira, das 8 horas às 18h30.
Na tarde dessa quinta-feira (5), havia uma pequena fila para a vacinação. A quarta dose está disponível também para idosos a partir dos 60 anos que vivem em Instituições de Longa Permanência (ILPs).
De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde, esta fase da vacinação está disponível para mais de 18 mil pessoas. São 17,4 mil idosos acima dos 70 anos e cerca de 750 residentes em ILPs.
Marli Terezinha Forell, de 74 anos, foi à Casa da Vacina para tomar duas injeções. A professora aposentada recebeu a vacina contra a gripe e a quarta dose do imunizante contra a Covid-19 também.
“Se tiver que fazer cinco, seis, dez, quinze doses, eu vou fazer, porque é muito importante para nos mantermos protegidos. A gente sempre vacinou os filhos desde pequenos, agora a gente tem que se proteger para proteger também os outros”, afirma.
Ela conta que fez a terceira dose em outubro de 2021, e que já estava se sentindo desprotegida. Mesmo após a liberação, Marli mantém o uso da máscara de proteção do modelo PFF2, que tem alto grau de proteção e sai pouco de casa.
Com a quarta dose e a melhora na situação da pandemia, aos poucos, ela quer retomar a normalidade da vida social. “Estou querendo ir encontrar alguns amigos, mas ainda não fiz isso. Eu estava com medo, mas agora estou mais tranquila.”
O bancário aposentado Wagner de Freitas, 74 anos, também foi atrás do reforço. Freitas mora em Novo Hamburgo há oito anos, após passar por cinco Estados brasileiros, em função do trabalho. Na tarde desta quinta-feira, ele e a esposa Zenilda foram até a Casa da Vacina para receber o imunizante. “É uma prevenção, é realmente importante, também para não transmitirmos aos outros.”