Um serviço disponível para comunidades locais mostra os benefícios de Novo Hamburgo sediar formação acadêmica na área da Saúde. A iniciativa faz parte do que a região vem chamando de polo da área.
O Centro Integrado de Especialidades em Saúde (Cies), da Universidade Feevale, oferece atendimento gratuito em diversas áreas para a comunidade. O Cies conta com serviços de quiropraxia, nutrição, enfermagem, fisioterapia, psicologia, odontologia e exames laboratoriais.
O serviço está disponível para a comunidade acadêmica e para a população em geral. Para o público de baixa renda, os atendimentos são gratuitos, dentro de critérios socioeconômicos, mediante análise. O centro oferece também atendimento particular, com preços abaixo dos de mercado, e parcerias com municípios.
"Aqui eu já utilizei bastante coisa, tive acompanhamento na nutrição, vou na psicóloga e agora também na quiropraxia. Me ajuda bastante em todos quesitos, ainda mais que é perto de casa. É um serviço muito útil", avalia.
Os pacientes são atendidos pelos estudantes dos semestres finais dos curso, em cadeiras de prática ou estágios curriculares. O atendimento proporciona aos alunos da universidade as primeiras experiências com pacientes.
Vasques é atendido pela estudante do nono semestre de Quiropraxia Chaiane Pellin. Para ela, é importante ter contato com as diferentes situações dos pacientes.
"É uma vivência diferente. Cada paciente é um caso e uma história de vida. É importante porque tem uma diversidade de pacientes e uma rotatividade bem grande."
Chaiane destaca que a rotatividade dos alunos também proporciona trocas importantes para a formação profissional. "Tem pacientes que a gente atende, que vêm de outros colegas e que já estão há bastante tempo aqui. Cada aluno tem uma preferência de técnica, a gente consegue compartilhar conhecimento e opiniões", conclui.