Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Novo Hamburgo REGIÃO SUL

Novo Hamburgo sedia evento regional que debate o futuro da assistência social no Brasil

22º Encontro Regional Congemas será nesta terça e quarta-feira na Universidade Feevale

Por Por Redação
Publicado em: 25.04.2022 às 17:52

Novo Hamburgo sedia nesta terça (26) e quarta-feira (27), o 22º Encontro Regional Congemas – Região Sul, uma promoção da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs). O evento será no Salão de Atos da Universidade Feevale.

22º Encontro Regional Congemas – Região Sul será nesta terça e quarta-feira na Universidade Feevale
22º Encontro Regional Congemas – Região Sul será nesta terça e quarta-feira na Universidade Feevale Foto: Divulgação
Serão dois dias de evento para debater sobre os reflexos da atual crise e fragilização do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), especialmente pelo desfinanciamento nos municípios e o agravamento da desigualdade e de ampliação das demandas por proteção social da população.

Além disso, o encontro do colegiado contará com painéis temáticos: oficinas sobre novas estratégias, inovação em gestão e trabalho social; e o balanço do sistema na Região Sul, abordando impactos da crise, fome e desigualdade social.

O secretário municipal de Assistência Social hamburguense, Eliton Ávila, que também é presidente do Congemas-RS (Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social do RS), destaca que a proposta é discutir o futuro da assistência social no Brasil, tendo como compromisso a superação da fome e das desproteções sociais. “Esta é a primeira vez que o encontro regional ocorre no Vale do Sinos. Nossa proposta é buscar soluções para os desassistidos, que cresceram com a pandemia”, explica.

Cronograma

A abertura está marcada para as 9 horas da terça-feira. Logo após, às 10 horas, ocorre a conferência “Balanço do SUAS na Região Sul: impactos da crise, fome e desigualdades sociais”, com a participação de Juciméri Isolda Silveira, professora da Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Paraná e coordenadora do Núcleo de Direitos Humanos; e Berenice Rojas Couto, doutora em Serviço Social e professora aposentada da PUC-RS, com a coordenação de Eliton Ávila. À tarde, estão previstos painéis temáticos simultâneos. Após debates e espaço para perguntas, a programação do dia termina às 17 horas.

Na quarta-feira, a partir das 9 horas, serão realizadas sete oficinas simultâneas. Às 14 horas, ocorre a conferência de encerramento: “SUAS – conquista do povo brasileiro”, com a participação de Márcia Helena de Carvalho Lopes, ex-ministra do Desenvolvimento Social; Flávia Mariani, assistente social e integrante da Coordenação Executiva do Fórum Estadual de Trabalhadores do SUAS (Fetsuas); Maria Lopes, coordenadora do Fórum Estadual dos Usuários do Sistema Único de Assistência Social (Feusuas/RS); Maria Cláudia Goulart da Silva, presidente do Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social (Coegemas/SC); Elias Oliveira, presidente do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social. A coordenador é de Eliton Ávila. Após debates e espaço para perguntas, o evento se encerra às 16h30.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.