A Escola Protegidos da Princesa Isabel, do bairro Rondônia, foi palco de uma aula de música diferente na tarde deste sábado (23). O músico andino Juan Manuel Vergara, da Fundação Cultural Cayena, com sede em Bogotá, ministrou um workshop de percussão.
O detalhe é que Vergara estava na Colômbia e todos os ensinamentos foram transmitidos por uma vídeo chamada. Durante uma hora e meia, o grupo de alunos, que reuniu membros da bateria da escola de samba e também pessoas da comunidade, o percussionista ensinou a cúmbia. Este um dos ritmos mais populares da América Latina, resultado da mistura das culturas indígenas, africanas e europeias.
A Fundação Cultural Cayena desenvolve projetos culturais, pedagógicos e artísticos que contribuem para a formação de crianças, jovens e adultos na Colômbia e em outros países. Na próxima semana, Vergara vai ministrar o workshop para a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs).
Já a Protegidos se prepara para no domingo (24) para gravar o clipe do samba-enredo de 2022. O evento será na quadra da entidade, às 15 horas. Quem usar a camiseta da escola ou vestindo as cores da agremiação não paga ingresso.