Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Novo Hamburgo BAIRRO RONDÔNIA

Em vez de samba, a tarde foi de som colombiano na Protegidos

Percussionista Juan Manuel Vergara ministrou oficina de cúmbia

Por Débora Ertel
Publicado em: 23.10.2021 às 19:58

A Escola Protegidos da Princesa Isabel, do bairro Rondônia, foi palco de uma aula de música diferente na tarde deste sábado (23). O músico andino Juan Manuel Vergara, da Fundação Cultural Cayena, com sede em Bogotá, ministrou um workshop de percussão.

O detalhe é que Vergara estava na Colômbia e todos os ensinamentos foram transmitidos por uma vídeo chamada. Durante uma hora e meia, o grupo de alunos, que reuniu membros da bateria da escola de samba e também pessoas da comunidade, o percussionista ensinou a cúmbia. Este um dos ritmos mais populares da América Latina, resultado da mistura das culturas indígenas, africanas e europeias.



Vergara apresentou os instrumentos tradicionais da cúmbia, as maneiras como ela é executada, de acordo com a ocasião, e tocou com os hamburguenses. Inclusive, o grupo ensaiou um coro de refrão típico colombiano. “A cúmbia tem uma marcação certa, se não faz isso, fica outra coisa, não cúmbia”, ensinou o músico.

Uma das participantes foi a professora de música e integrante da harmonia da Protegidos Elise Brandenburg, 29 anos. “O ritmo é totalmente diferente do que estamos acostumados, além dos instrumentos. Foi uma aula que se aprendeu muito”, comentou.

A Fundação Cultural Cayena desenvolve projetos culturais, pedagógicos e artísticos que contribuem para a formação de crianças, jovens e adultos na Colômbia e em outros países. Na próxima semana, Vergara vai ministrar o workshop para a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs).

Já a Protegidos se prepara para no domingo (24) para gravar o clipe do samba-enredo de 2022. O evento será na quadra da entidade, às 15 horas. Quem usar a camiseta da escola ou vestindo as cores da agremiação não paga ingresso. 

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.