Publicidade
Notícias | Novo Hamburgo Representatividade

Feira Multicultural incentiva mulheres negras a empreender no Rondônia

Terceira edição da Feira Negra Multicultural, promovida na quadra da Escola de Samba Protegidos da Princesa Isabel, teve 20 expositoras

Por Suélen Schaumloeffel
Publicado em: 19.06.2021 às 18:41 Última atualização: 19.06.2021 às 18:43

Uma feira para promover negócios, compartilhar ideias, produtos e serviços e fortalecer o empreendedorismo das mulheres negras. Foi assim a terceira edição da Feira Negra Multicultural, promovida na quadra da Escola de Samba Protegidos da Princesa Isabel, no bairro Rondônia, na tarde deste sábado (19).

“O evento surgiu de um encontro que tradicionalmente acontecia na quadra em 2014 e alguns anos depois foi transformado nesta oportunidade de negócios para as mulheres da comunidade, que vendem seus produtos e oferecem seus serviços”, explica a presidente da agremiação, Lana Flores. Nesta edição foram 20 expositoras, que trouxeram roupas, calçados, acessórios, produtos de beleza e decoração.

A artesã e estudante de Direito, Vera Flores, de 59 anos, participa da feiras desde a primeira edição. No evento ela vê a oportunidade de uma renda extra, que auxilia no custeio de seus estudos. “É uma fonte de renda importante. Faço os bordados em roupas e fantasias e aqui é um espaço para que mais gente conheça meu trabalho”, pontua.

A moradora do bairro Ideal, Lisiane de Souza Pinto, 47 anos, levou para a feira seus óculos cheios de estilo e roupas e acessórios da moda afro, que são o carro chefe de seu negócio. “É um negócio, mas é também uma forma de tornar acessível essa moda com identidade, com representatividade”, pontua. 

Lisi, como é conhecida por seus clientes, resolveu empreender em 2010, após deixar a loja em que atuava. Começou com roupas comuns, mas seu estilo exigia algo diferente. Passou então a vender óculos solares de modelos bem diferentes. “Mas eu ainda não me identificava, aí inseri a roupa afro para homens e mulheres e o negócio prosperou”, conta.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.