Os trabalhadores da hotelaria e gastronomia de Gramado conquistaram o melhor índice de reajuste salarial do Estado e um dos melhores do Brasil no segmento. O acordo, que foi fechado pelo Sindicato de Trabalhadores (SINTRAHG) após diversas reuniões de negociação junto ao setor patronal, garantiu a principal reivindicação da categoria: reajuste com aumento de 12,58% no piso, ou seja, 1,5% acima da inflação.
Outra conquista considerada muito importante pelos trabalhadores dessa campanha salarial foi a manutenção dos direitos da Convenção Coletiva de Trabalho pelos próximos dois anos. “Isso dá uma tranquilidade a mais para a categoria em um momento em que a classe trabalhadora sofre muitos ataques nas suas conquistas, tanto por parte dos governos como por parte do empresariado”, assinalou o presidente do Sintrahg, Rodrigo Callais.
Todos os direitos também foram reajustados com base no índice de 11,08%, como o auxílio-creche e auxílio-educação, que é a ajuda de custo para material escolar. Outro direito que teve reajuste foi o abono qualificação profissional, este que corresponde a 12,5% do piso da categoria.
A partir de agora o salário também sempre será pago até o dia 5 de cada mês. No caso do dia 5 cair em final de semana ou feriado, será pago no próximo dia útil. Anteriormente a remuneração podia ser paga até o 5º dia útil do mês.
O adicional por tempo de serviço agora ficará unificado como base em triênios, ou seja, a cada três anos consecutivos na mesma empresa, o trabalhador terá direito a um acréscimo de 3% no seu salário. Para quem já recebe anuênio e quinquênio, os valores ficam mantidos, passando a ser triênio a partir de agora.