Publicidade
Notícias | Gramado Em Gramado

Abertura da Semana Farroupilha tem coral e esquete teatral

Ação simbólica contou com a chegada da centelha por cavalarianos no Centro Municipal de Cultura, próximo ao Lago Joaquina Rita Bier.

Por Fernanda Fauth
Publicado em: 13.09.2021 às 17:35

Sob embaixo de muita chuva, aconteceu na tarde desta segunda-feira (13) a abertura da Semana Farroupilha, em Gramado, no Centro Municipal de Cultura. Mesmo com o mau tempo, os cavalarianos trouxeram a centelha da Chama Crioula até a entrada do recinto cultural. 

Abertura da Semana Farroupilha, em Gramado Foto: Fernanda Fauth/GES-Especial

O início da programação contou com o coral Vozes de Gramado, onde oito mulheres cantaram e uma  tocou violão, para interpretar o Hino Rio-Grandense. A escolha de apenas pessoas do sexo feminino deu-se para exaltar o bicentenário de Anita Garibaldi e a força do gênero. 

Abertura da Semana Farroupilha, em Gramado Foto: Fernanda Fauth/GES-Especial
Para Elma Sant'Ana, presidente do Instituto Anita Garibaldi, escritora e autora de mais de 30 livros, entre eles "Anita Garibaldi - 200 anos", estar em Gramado cercada de mulheres é prestigiar quem era Anita. "Hoje, quando vejo a Serra e percebo que há 180 anos ela passou por essas terras, eu vejo a grandeza dessa mulher, que até os tempos atuais nos inspira", revela. 

As atividades, neste ano, acontecem em conjunto com o CTG Manotaço. Miguel Becker, representando o patronaço, agradeceu pela parceria da realização do evento com a Prefeitura de Gramado. "Agradecemos pelo convite para realizarmos a programação de forma conjunta, temos certeza que iremos engrandecer ainda mais a cultura gaúcha no município", fala. 

A importância, conforme o secretário da Cultura Ricardo Bertolucci, vem do significado do período comemorado. "Quando falamos da Revolução Farroupilha, a gente fala de mulheres fortes, pessoas que lutaram por um ideal, objetivo e marcaram seu nome na história. Sobre reconhecer um legado, sobre reconhecer as pessoas", comenta o responsável pela pasta. 

Um dos responsáveis pela organização da Semana neste ano foi o secretário-adjunto da pasta, Joe Cardoso. Artista, afirma estar feliz com a oportunidade de auxiliar o segmento cultural. "É um momento tão difícil, sou uma pessoa do palco, e sei o quanto isso é importante para os artistas. Tínhamos pouco recurso, mas muita vontade e conseguimos montar uma programação bem diversificada cultural e artisticamente, e nesse ano, mais especial do que nunca, com a óptica feminina de Anita Garibaldi", afirma Cardoso. 

 

História de Anita

Seguindo a abertura oficial da Semana Farroupilha, uma esquete teatral aconteceu no Centro de Cultura. Realizado pelo Grupo Cia Art Consciência, teve como apresentação o espetáculo "Anita - uma heroína em busca da liberdade", que trouxe atriz interpretando Anita Garibaldi e contando sua história e principais acontecimentos, como casamento e nascimento do filho. 

Abertura da Semana Farroupilha, em Gramado Foto: Fernanda Fauth/GES-Especial

Exposição e sessão de autógrafos

 O início da programação ainda contou com a abertura da Exposição "Caminhos de Anita". A mostra, que celebra os 200 anos de Anita e que vem percorrendo o Rio Grande do Sul estará disponível no Centro Municipal de Cultura até quarta-feira, quando será transferida para o Coreto, na Praça Major Nicoletti, no Centro de Gramado. Lá, poderá ser visitada até a próxima segunda-feira (20), Dia do Gaúcho. 

Elma Sant'Ana também realizou uma sessão de autógrafos do seu livro. 

Abertura da Semana Farroupilha, em Gramado Foto: Fernanda Fauth/GES-Especial

 

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.