Equipes da Secretaria de Assistência Social de Cachoeirinha estão desde a noite de segunda-feira (16) num trabalho de busca ativa e o acolhimento de pessoas em situação de rua. A previsão de baixa temperatura nos próximos dias e o ciclone previsto para atingir a região nesta terça-feira (17) motivaram o serviço.
Conforme a coordenadora de Atenção Social Especial, Simone Moraes, foi criado um projeto denominado Oásis, que visa a garantir um espaço físico adequado à população atualmente em situação de rua.
O Albergue Municipal (Rua Missões, 760, bairro Vista Alegre) passará a receber até 50 pessoas por noite, dobrando o número de vagas disponíveis.
No local os usuários recebem roupas limpas, podem tomar banho, ganham ainda janta e café da manhã. "A ideia é que o projeto ocorra toda vez que as condições climáticas fiquem severas, seja pelo frio ou pela chuva”, afirma Simone.
O Albergue Municipal funciona das 19h às 7h, porém durante o projeto Oásis o horário será estendido durante todo o dia, com confecção de documentos e atendimentos da Assistência Social.